A Secretaria Municipal da Saúde informou ontem que situação já é preocupante, pois demonstra aumento de casos de Covid à véspera das confraternizações do final do ano. Os cuidados deverão ser redobrados, uma vez que no ano passado, nesta mesma época festiva, houve um aumento considerável do número de casos graves e óbitos decorrentes de Covid.
O momento parece ser outro, com grande parte da população vacinada. No entanto, ainda há pessoas em atraso com o calendário vacinal, o que as torna vulneráveis à doença. Além disso, existe um surto de gripe, já presente em 3 estados, cujos sintomas se assemelham aos do COVID. O enfrentamento é o mesmo, assim como as medidas de proteção, que devem ser adotadas para que não haja um colapso nos equipamentos de saúde.
Com as festas de final de ano tanto a disseminação do Covid, quanto da nova gripe causada pelo vírus Influenza A H3N2, será grande devido ao fluxo de pessoas das regiões atingidas migrarem para praias e o Interior, ou mesmo outras capitais. A nova gripe, principalmente em relação aos grupos de risco, como idosos, pode levar à morte.
O pedido é de colaboração e conscientização das pessoas, mantendo os hábitos de proteção todos os dias, principalmente  durante as festas de fim de ano: use máscara, troque-as, mantenha distanciamento, higienize as mãos constantemente com água e sabão e na falta deste álcool gel, evite locais com aglomerações. Na presença de sintomas do Covid e gripais,  a população deve procurar um serviço de saúde, bem como atualizar sua dose vacinal, segundo a Saúde.

Compartilhar matéria no
Marília volta a ter  indicador Amarelo(acima de 50%) na taxa de ocupação dos leitos de enfermaria Covid. Casos em UTI também. Fora o novo Influenza A H3N2