Sabemos que os dois últimos anos se mostraram um período bastante desafiador para estabelecimentos do setor de beleza e bem-estar – que tiveram que fechar as portas devido à pandemia e medidas de isolamento social.

Porém, não há dúvidas de que trata-se de um mercado que tem total relevância econômica e sempre mostra boas expectativas para o segmento. O mercado de beleza é um dos maiores do Brasil e, de acordo com o IBGE, a brasileiro gasta mais com beleza do que com comida; também de acordo com o instituto, em 2021, o setor previa estimativa de recuperação de 6% de mês a mês. Na última década, ao todo, foram mais de R$100 bilhões por ano, segundo dados da Abihpec (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos).

Com a flexibilização e abertura dos estabelecimentos, os meses de novembro e dezembro foram marcados por demanda crescente da busca por serviços e produtos do setor. É um período que, sem dúvidas, abre os olhos de empresários e profissionais da área para suportarem a alta demanda em busca de suprir os períodos de possível baixa ao longo do ano. E, claro, o final de 2021 também teve outro motivo: tentar recuperar e reduzir os prejuízos que estes estabelecimentos tiveram ao longo de 2021 e 2020.

Diante disso, o que acha de falar sobre essa demanda e as expectativas para 2022 para o setor? Podemos levantar dados específicos (nacionais e regionais) e discutir as tendências. O que profissionais estão olhando como tendência e formas de potencializar o negócio (como o uso da tecnologia, por exemplo).

Compartilho neste e-mail alguns dados levantados pela Avec (no fim do ano – e podemos levantar novos dados atualizados, caso te interesse). A AVEC é a maior empresa de tecnologia para o setor de beleza e oferece soluções para o dia a dia dos estabelecimentos, como sistema integrado para gestão do negócio, pagamentos e comissões, fluxo de caixa e agendamento de serviços feito pelo próprio cliente. Isso tem facilitando a vida destes profissionais para que tenham mais tempo e controle sobre o próprio negócio – levando em conta os dados e informações precisas, disponíveis na plataforma Avec.

O impacto disso é comprovado: Um estabelecimento que usa recursos online atrai até 50% mais clientes do que um offline; Com a inclusão de soluções tecnológicas na rotina dos salões, os empreendedores do setor estão conseguindo dobrar o volume de atendimentos mensais (efetivos) e economizar até 10 horas semanais com trabalhos operacionais, em comparação aos que não usam nenhuma ferramenta.

Compartilhar matéria no
Mercado de beleza no Brasil: alta demanda no final de 2021 e expectativas para 2022
O mercado de beleza é um dos maiores do Brasil e, de acordo com o IBGE, a brasileiro gasta mais com beleza do que com comida