Diante da enxurrada sem fim de livros sendo lançados diariamente nas prateleiras de desenvolvimento pessoal, como é possível identificar aqueles que realmente merecem ser lidos? Para ajudar a elaborar uma lista prática, Isabela Borrelli, curadora da Grow, o clube de experiências literárias focado em desenvolvimento pessoal, deu dicas preciosas para os leitores.
 

Contextualizando, a metodologia exclusiva da Grow potencializa o desenvolvimento pessoal por meio dos livros e já conquistou mais de 3.500 assinantes, que recebem mensalmente um kit, composto por um livro, um marcador de páginas e um guia com conteúdos de apoio à leitura – além dos conteúdos digitais exclusivos, incluindo podcasts, vídeos, dentre outros.
 

Para quem não conta com o processo criterioso do time da Grow, ou é assinante e ainda dá conta de ler mais de um livro por mês, a curadora fez uma lista de dicas que vão ajudar a guiar o passeio pela seção, também conhecida como autodesenvolvimento:

  1. Chamou atenção na prateleira.

Foi a capa ou o assunto? Se foi só a capa, melhor colocar de volta. Se foi o tema, vamos para a segunda pergunta.

  1. A questão que o livro se propõe a resolver é de fato uma questão sua, pessoal ou profissional?

Os bons livros de desenvolvimento pessoal tendem a trazer sugestões práticas para o dia a dia ao invés de se debruçar longamente em teorias – o que pode torná-lo maçante se o tema não estiver falando diretamente com você.

  1. Quem é a autora ou o autor?

O próximo critério, mas não menos importante, é validar quem escreveu o título. Mesmo a breve biografia da orelha já é capaz de trazer as informações que buscamos. A autora ou autor tem histórico acadêmico em torno do tema? Ele ou ela se dedicou a uma pesquisa aprofundada ou parte apenas de experiências pontuais? Estas questões vão na veia e separam uma parte considerável dos títulos que estão na livraria (e deveriam permanecer ali).

  1. Uma boa leitura precisa fluir.

Se você tiver um pouco mais de tempo, passe os olhos no primeiro capítulo. Tente sentir se aquele texto prende você e a sua atenção, se a linguagem agrada, se a compreensão é acessível, ou até mesmo se a formatação do livro é agradável ou truncada para você.

  1. Você está disposto(a)?

De acordo com Isabela Borrelli, a lógica da Grow para a escolha dos títulos é baseada em três pilares: livros que mudam o jeito de as pessoas pensarem, livros que mudam o jeito de as pessoas agirem e livros que mudam o jeito de as pessoas interagirem. Mas livros, por si só, não mudam pessoas. É preciso ler, refletir e aplicar no seu cotidiano, e isso é um movimento ativo, jamais passivo. Portanto, requer tempo de leitura diária, exercício intelectual, entender quem você é e quem você deseja ser, e, por fim, vontade para pôr tudo em prática.
 

Basicamente, o livro que está na sua mão tem um propósito, mas você compactua com ele a ponto de se dedicar?
 

Sobre a Grow
Grow é um clube de experiências literárias cujo foco é o desenvolvimento pessoal. Sua metodologia potencializa o desenvolvimento através dos livros com até 15 minutos por dia, através de leituras que mudam a forma como as pessoas pensam e interagem. Lançada em agosto de 2020, a marca oferece um produto inédito no Brasil e já ultrapassou os 3,5 mil assinantes.
 

Serviço Grow Livros

Experiência mensal do assinante inclui: Livro físico + programa de treinamento de leitura exclusivo + guia da experiência

Plano mensal: R$ 82,90 (mês)

Plano anual: R$ 64,90 (mês)

Frete grátis para todo o Brasil.

Se o assinante já tiver o livro enviado, a troca por outra opção é grátis.
 

Informações para a imprensa

GROW / Agência Prioriza
Annete Morhy – annete@prioriza.ag – +55 11 98777.3377
Guilherme Costa – guilherme@prioriza.ag – +55 11 99899.0624
Marlene Francisco – marlene@prioriza.ag – +55 11 99619.0961
Thaís Fernandes – thais@prioriza.ag – +55 11 95880.1076

Compartilhar matéria no
5 dicas para identificar um bom livro de desenvolvimento pessoal
De acordo com a curadora da Grow, clube de livros focado no segmento, a escolha das obras deve passar por uma lista de critérios e metodologia própria.