Rotarianos que fazem parte do Rotary Club de Rinópolis, no Distrito 4510 do Rotary International, estão preparando um grupo de mulheres para serem admitidas na instituição. Reunião neste sentido aconteceu recentemente quando dezenas delas estiveram presentes para conhecerem a organização mundial dentro do contexto da Diversidade, Equidade e Inclusão. “A proposta é que ela vejam um Rotary diferente e mais moderno”, disse o presidente do clube rotário rinopolense, o empresário Sidnei Folini Monteiro, ao convidar o jornalista Márcio Cavalca Medeiros, associado ao Rotary Club de Marília-Pioneiro, para uma exposição seguida de debate, sobre o tema: “A importância da Mulher no Rotary”. “A concepção apresentada foi fantástica”, avaliou o dirigente rotário local.

Durante aproximadamente 60 minutos o expositor mostrou a importância da mulher dentro da organização mundial, com foco na diversidade, equidade e inclusão, as vertentes enfatizadas pelo Rotary International. “Se existe um segmento preparado para estar no Rotary, é o feminino”, defendeu Márcio Cavalca Medeiros, que esteve como Governador do Distrito 4510 do Rotary International, na Gestão 2011-12. “O índice de baixa do sexo feminino é menos da metade do índice masculino”, falou ao mostrar dados estatísticos sobre a presença da mulher dentro da organização mundial, no Brasil e no Mundo. “A mulher bem capacitada, instruída e orientada, é um potencial enorme dentro do Rotary”, falou ao lembrar da presença da primeira mulher a ser presidente do Rotary International, na próxima gestão, a canadense Jennifer Jones.

No grupo convidado muitas esposas de rotarianos, bem como integrantes da Casa da Amizade local que conheciam a organização humanitária, mas não dentro do contexto apresentado. “O evento foi oportuno porquê foi mostrado uma forma peculiar de enxergar a mulher dentro do Rotary, sem ser apelativo e sempre por representatividade”, comentou Sidnei Folini Monteiro que se surpreendeu com a apresentação. “Mostrou que a mulher é importante para o Rotary que busca diversificar o quadro associativo com pessoas que representem a sociedade, independente do sexo, credo, raça ou opção sexual”, disse ao acreditar no ingresso de algumas mulheres que estiveram presentes no encontro realizado na sede do clube rotário rinopolense.

De acordo com o presidente do Rotary Club de Rinópolis em breve acontecerão algumas admissões ao quadro associativo que está com 14 associados e deve chegar aos 20 nos próximos dias. “Temos um grupo de jovens e um grupo de mulheres que devem ser admitidas ainda nesta gestão”, disse Sidnei Folini Monteiro que vem trabalhando estas duas frentes para reforçarem o clube que passa por um período de transição. “Vamos completar 58 anos de fundação em setembro e queremos ter um grupo maior do que 20 associados até lá”, planeja o dirigente que estará à frente do clube, novamente, para a Gestão 2022-23. “A cidade tem potencial para isso, e nós temos condições de crescer numericamente”, defende o presidente rotário local que vem desenvolvendo uma série de atividades neste sentido.

(fonte: Eficaz Comunicação Empresarial Ltda – ME)

Compartilhar matéria no
Rotarianos em Ação – Clube prepara mulheres para admissão ao quadro associativo
Exposição e debate sobre a importância da mulher no Rotary International no contexto da diversidade, equidade e inclusão