Artigo por Carlos Ticiano
Por sugestão de amigos, que já estiveram no Brasil, Benito e sua esposa Carina, recém chegados da Itália, procuraram por um apartamento no bairro da Mooca. Apesar da dificuldade de adaptação, com relação aos costumes e do obstáculo ao idioma, os jovens italianinhos, são muito estimados no bairro de origem de imigrantes italianos.
Como os demais paroquianos que frequentam a Igreja de San Gennaro, Benito e Carina, fazem parte do trabalho voluntariado da paróquia. A igreja inaugurada em 1914, está localizada no bairro da Mooca, na época voltada para o setor fabril. A tradicional festa anual dedicada ao santo padroeiro, inicialmente realizada dentro do salão paroquial, se estendeu atualmente para as ruas.
Para surpresa do casalzinho, foram convocados pelo padre Wellington, da Paróquia de San Gennaro, junto com os demais voluntariados, para participarem de uma reunião, com a finalidade de prepararem a tradicional festa do padroeiro da Mooca. Que consiste basicamente a três atividades – Missas solenes, procissão pelo bairro e a festa, uma das principais do gênero da cidade de São Paulo.
Para tanto, era preciso escolher quem ficaria nas barracas de massa folhada (pizza), fogazza (pastel), spaghetti da mamma (macarronada da mãe), antepasto (tira-gosto), sanduíches (pernil ou calabresa), canolli (doce em formato de cubo). E definir quem faria parte da equipe, que ficaria na cozinha para preparar o spaghetti da mamma.
Por serem italianos nato, Carina foi escolhida para comandar a cozinha no tocante ao preparo da macarronada. Enquanto Benito, no atendimento às pessoas, anotando os pedidos e servindo às mesas. O jovem casal ainda em lua de mel, não se desgrudavam um do outro, dando sempre um jeitinho de ficarem juntos.
Quarteirão enfeitado, barracas espalhadas por toda a rua, comidas tipicamente italianas e belas músicas, como Volare, O Sole Mio, Datemi Un Martello, La Solitudine, Bella Ciao, entre outas, interpretada por um casal de moradores de origem italiana. Nesse clima romântico, não havia quem não resistisse e convidasse à esposa ou namorada para dançar.
Um dia festivo, a não ser por um detalhe – Naquele final de semana o Palmeiras, seu time de coração, ainda lembrado como “Palestra Itália”, iria enfrentar o Chelsea da Inglaterra, pela decisão do Mundial de Clubes da FIFA, com o objetivo de realizar o sonho de conquistar o título de campeão mundial. Num antigo radinho de pilha, Benito, acompanhava o jogo e mantinha Carina informada do resultado.
Jogo com poucas possibilidades de gol, acabou empatado em 1×1 no placar final. Com este resultado, era hora de partir para a prorrogação, na tentativa de fazer um gol e ser campeão. Faltando cinco minutos para o final da prorrogação, o Chelsea através do jogador Haverth, converteu um pênalti, fazendo o gol do título do time inglês.
Chateado, Benedito se aproximou de Carina e desabafou – Il gioco è finito! (o jogo acabou). Non vinciamo! (Nós não vencemos). Como que querendo consolá-lo, Carina respondeu – Se o
time do Palmeiras for campeão novamente da Libertadores, terá a oportunidade de tentar o título mais uma vez. Não fique triste, amore mio!
Com uma expressão alegre de quem ganhou um presente, Carina exclamou – Ma ho una buona notizia per te amore mio! (Mas eu tenho uma boa notícia para você meu amor). Sono incinta! (Estou grávida). Aspetto un bambino! (Estou esperando um bebê). Che bella notizia! (Que bela notícia). Exclamou Benito.
Ao término de mais um dia da festa, dedicada a San Gennaro, Benito e Carina fez questão de compartilhar com todos os amigos da comunidade, a notícia de que Carina estava esperando um bebê, e que ele seria papai. Com a presença do padre Wellington, a noite terminou numa festa familiar em homenagem ao casal de italianinhos.
Uma semana depois, diante da notícia que seriam nonno (avô) e nonna (avó), Giovanni e Antonella, na expectativa pela chegada de um neto ou de uma neta, viajaram para o Brasil para saberem das novidades. A estadia em São Paulo, deixaram os pais de Carina de certa forma surpresos, com o comércio variado de lojas pelo bairro e especialmente com o movimento frenético de carros pela cidade.
Passados alguns dias, ficaram encantados por conhecerem o bairro da Mooca. Num tour pela cidade, foram visitar a Catedral Metropolitana de São Paulo, que por ficar localizada na Praça da Sé, é conhecida popularmente por Catedral da Sé. Edificada no centro da cidade é considerada o quarto maior templo estilo neogótico do mundo.
Ao final da gravidez, Carina trouxe ao mundo uma linda garotinha, que recebeu o nome de Chiara, na pia batismal da igreja de San Gennaro. Quando Chiara completou um ano, viajaram para a Itália, não só para matar as saudades dos pais de Carina e de Benito, mas especialmente para que os pais de Benito, pudessem conhecer à sua netinha.
No domingo seguinte, foram todos para a Piazza San Pietro (Praça de São Pedro) no Vaticano, para participarem da cerimonia do Ângelus, presidida pelo Papa Francisco da janela do Palácio Apostólico, residência oficial do Papa. Na semana vindoura, no saguão de embarque do aeroporto, em meio à despedida de seus pais, exclamaram – Arrivederci! (Até à vista!)
Carlos R. Ticiano é advogado, romancista e colunista.
cr.ticiano@gmail.com