Ministro da Advocacia-Geral da União, o mariliense Bruno Bianco Leal esteve na Universidade de Marilia (Unimar), onde ministrou uma palestra aos alunos do curso de Direito, autoridades do Legislativo, Judiciário e para a comunidade mariliense sobre “Meios Adequados de Resolução de Conflitos: Experiência no Âmbito Público”. Na ocasião, o ministro falou de sua experiência na trajetória por vários cargos, como quando foi um dos responsáveis pela Reforma da Previdência, no governo do presidente Michel Temer.
Muito atencioso e descontraído, Bianco disse que é uma honra voltar à Marília e falar para a comunidade acadêmica sobre as mudanças no Direito em relação ao setor público. Parte do princípio de que se a justiça é lenta não é justiça. Daí a necessidade de se buscar novos meios, como priorizar soluções de conflitos, de pacificação judicial.
Como exemplo, ele citou uma demanda judicial que vinha desde 1932. “Não que não tenham buscado na AGU uma solução para isso, mas o caso tornou-se complicado pois se tratava da propriedade do Campo de Marte, em São Paulo. Conseguimos unir as partes em um acordo que acabou ficando bom para todos e pacificar de vez a situação”, explicou.
Entre outras situações, pois a cada mês surgem 10.000 novas ações na AGU, o ministro citou durante a palestra uma mudança perante aos débitos de empresas junto à Receita Federal, que se agravaram ainda mais na pandemia da Covid-19. “Junto e com apoio do governo e do ministro Paulo Guedes encontramos uma forma de não penalizarmos ainda mais setores da economia, como de bares e restaurantes, por exemplo”, comentou.
Segundo ele, de nada adiantaria tomar medidas que provocassem a falência definitiva de empresas. Foram criados incentivos e mudanças na forma de atuação para que milhares de empresas pudessem voltar a funcionar ou não fechassem de vez.
“Só em um setor, para se ter ideia, preservamos milhares de empresas e 11 milhões de empregos. Vamos considerar que se agíssemos de outra forma, perderíamos em arrecadação, a União arcaria com
salários de auxílio desemprego para mais 11 milhões de trabalhadores, sem falar em sobrecarregar ainda mais o SUS, tendo em vista que muitos deles poderiam sofrer de problemas emocionais e até outros. Pacificando e buscando alternativas legais, como inclusive crédito a vários setores, a União acabou tendo um resultado muito positivo. E é justamente isso que ocorre quando falo das mudanças em busca de novos meios de solução de conflitos e pacificação social”, enalteceu Bianco. Para ser ter uma noção, aproximadamente a população de toda cidade de São Paulo teve seu emprego preservado. Nada menos que 11 milhões de chefes de família, entre mulheres e homens.

DIFERENCIAL
O ministro também foi homenageado pela Câmara Municipal e a própria Unimar. De acordo com o coordenador adjunto do Programa de Pós-graduação em Direito da Unimar, prof. Dr. Emerson Borges, o contato com grandes personalidades é mais um diferencial do curso de Direito da Unimar. “Oportunidade ímpar para nossos alunos, bem como para a sociedade em geral, receber personalidades jurídicas como o Ministro Bruno Bianco Leal na Instituição. É uma alegria ainda maior, quando se trata do Advogado-Geral da União que é mariliense e egresso do Programa de Mestrado da Unimar”, ressaltou.
Veja fotos do evento:
Fernanda Serva destaca palestra do ministro e novo professor da Unimar

Fernanda Serva
“Essa palestra foi muito especial para a Unimar (Universidade de Marília) ao receber o querido Bruno Bianco Leal, Ministro da Advocacia-Geral da União (AGU). Em sua palestra ele realmente mostrou para a população e todos os presentes a sua trajetória acadêmica e também profissional, levando o nome de Marília para patamares importantíssimos, elevaldo o nome da nossa cidade. É realmente motivo de muito orgulho para nossa instituição e agora, além de ter estudado aqui, hoje ele faz parte do corpo docente da Universidade de Marília. Isso nos alegra muito. Daí a importância de prestigiarmos sempre aqueles que são daqui. Com uma trajetória e história tão bonita como a dele, nos orgulhamos ainda mais desse mariliense que hoje é destaque nacional como pessoa e profissional do Direito. Agradeço também a todos os presentes, pois tivemos uma noite muito prestigiada por autoridades dos poderes Legislativo, Judiciário, Executivo, Militar, nossos alunos e professores. E a noite foi coroada com a sua palestra e o anúncio do ministro e professor Bruno Bianco como novo integrante do nosso corpo docente, proporcionando aos nossos queridos alunos todo o conhecimento teórico e prático do ministro”, comentou a pró-reitora de Pesquisa, Pós- graduação e Ação Comunitária da Unimar, Fernanda Mesquita Serva.
Ministro é grande destaque nacional




















