Em Quando as espécies se encontram, uma das mais importantes pensadoras contemporâneas, Donna Haraway, propõe reflexão original sobre as interseções entre humanidade e mundo multiespécies (animais, plantas, fungos etc.).
“É mais do que uma reflexão. É um acontecimento.” — Isabelle Stengers
“Contra o essencialismo, o naturalismo e as identidades fixas, Donna Haraway propõe as fusões temporárias, a confusão entre os gêneros, as espécies, os corpos e as máquinas.” — Roger-Pol Droit
Quando as espécies se encontram
Donna Haraway
tradução — Juliana Fausto
imagem de capa — Laurie Anderson
texto de orelha — Marilene Felinto
R$ 99
brochura, 416 pp.
16 × 23 cm
Lançamento de setembro da Ubu editora.
Neste livro, Donna Haraway nos convoca a refletir sobre como nós, humanos, dividimos esta Terra com outros seres e organismos não humanos — de bactérias a animais, máquinas e ferramentas — e sobre como nos moldamos uns aos outros. A autora trata de conexões, interações e intra-ações entre espécies companheiras, numa relação natural-cultural. Com uma história marcada pela convivência com a deficiência física de seu pai, que fez das muletas e da cadeira de rodas suas companheiras de jornada, e com seus cães, a filósofa e bióloga estadunidense articula aqui temas como biotecnologia e engenharia genética, domesticação e mercadorização de animais, indústria alimentícia e pandemias, natureza, cultura, feminismo e privilégios de raça e classe.
Além de cães e humanos, habitam estas páginas gatos ferais, ratos de laboratório, porquinhos-da-índia, moscas tsé-tsé, galos e galinhas, um jumento e até mesmo um dos grandes mamíferos mais raros do mundo, o vombate-de-nariz-peludo-do-norte. Todas essas criaturas, inclusive nós, em devir contínuo umas com as outras, afetando e sendo afetadas em um mundo cada vez mais conectado por meio da tecnologia.
Quer receber o PDF de imprensa? Escreva para imprensa@ubueditora.com.br.
Sobre Donna Haraway, uma das filósofas mais importantes em atividade hoje
Donna J. Haraway nasceu em 1944, em Denver, nos Estados Unidos. Graduou-se em zoologia e filosofia na Colorado College e, em 1972, concluiu doutorado em biologia na Universidade Yale. Foi professora de história da ciência e estudos de mulheres na Universidade do Havaí, entre 1971 e 1974, e na Universidade Johns Hopkins, entre 1974 e 1980. Em 1980, ingressou na Universidade da Califórnia em Santa Cruz, onde atualmente é professora emérita e atua nos departamentos de História da Consciência, Estudos Feministas, Antropologia e Estudos Ambientais. Recebeu, em 2000, o John Desmond Bernal Prize, a mais prestigiosa distinção concedida pela Society for Social Studies of Science, em reconhecimento a suas contribuições à história e à filosofia da ciência.
Agende uma entrevista com a autora escrevendo para imprensa@ubueditora.com.br.
Aula aberta sobre Haraway com a filósofa e tradutora do livro Juliana Fausto