*Por João Evaristo Bono
Conforme vamos aprendendo com os vinhos, aguçamos cada vez mais nosso paladar.
Consequentemente, acabamos sendo mais criteriosos e exigentes com os vinhos que escolheremos para beber.
A tendência natural é que escolhamos vinhos mais bem elaborados, mais complexos …
Apesar da máxima “vinho bom é o vinho que a gente gosta”, é inegável que a indústria vitivinícola, como a maioria das outras atividades industriais, produz vinhos “mais simples”, e também vinhos “mais complexos”.
O problema é que, quanto maior o “grau de complexidade” de um determinado produto, mais custoso financeiramente será para a indústria produzí-lo.
No caso dos vinhos não é diferente.
Com isso, os “custos de produção mais elevados” são repassados ao consumidor final, no caso “quem vai beber o vinho”, e os preços das garrafas vão (com raríssimas exceções) aumentando, de modo diretamente proporcional à qualidade da bebida.
Felizmente, no caso dos vinhos, podemos dizer que : “o vinho não precisa, necessariamente ser caro para ser bom !”.
O contrário sim : “o vinho caro precisa ser bom !”.
A “Lenda do mundo dos Vinhos” Steven Spurrier (1.941 – 2.021), comerciante e especialista em vinhos, já dizia : “Você não precisa ser rico para provar bons vinhos”.
Realmente, isto é fato !
Porém, é MUITO importante lembrar, que, apesar de existirem bons vinhos a preços acessíveis, é necessário que quem irá “escolher” estes vinhos, tenha, além de algum “CONHECIMENTO” no assunto, “INFORMAÇÕES” sobre o que está acontecendo no mundo do vinho. para poder provar bons vinhos a preços acessíveis.
Aí vão alguns vinhos entre $40 e $70 reais (até o momento deste artigo), cinco(5) poderão ser obtidos aqui em Marília, através de lojas físicas, e um(1) através de “plataforma digital” :
– VINHA LONGA RESERVA TINTO 2019
Este portugues alentejano é feito a partir das uvas Touriga Nacional, Syrah e Alicante Bouschet, com passagem por 12 meses em carvalho. (Particularmente, gosto muito deste blend do Alentejo).
Nos aromas apresenta frutas vermelhas (amoras, ameixas), figos, algo de flores brancas, noz moscada, tostado e baunilha. Na boca tem boa acidez, os taninos estão presentes, com média persistência, bom equilíbrio entre álcool e substâncias não voláteis, bom corpo, fresco e fácil de beber.
No caso específico deste vinho, vale salientar o cuidado especial do produtor com as rolhas com tratamento “TCA FREE”, para prevenção de possíveis contaminações que possam aparecer nas rolhas.
Que tal por cerca de $50 a $70 reais, dependendo se está em promoção (ou não), no Confiança Supermercados.

– ROMARIZ DOURO DOC TINTO 2018
Conforme o próprio produtor escreveu no contra-rótulo da garrafa : “elaborado com recurso às tecnologias mais modernas”. o vinho tem perfil moderno, descomplicado, gostoso e fácil de beber, tem taninos macios, acidez na medida, bom equilíbrio e persistência. No olfato e também na boca confirmamos as frutas negras, violeta e mentol.
Destaque especial vai para o FORMATO da garrafa, que não segue os padrão clássico bordalês, sendo mais afilada e alongada. Um charme.
Este portugues do Douro, encontrado em Marília, está na faixa dos $50 reais. Encontrado no Makro Atacadista, sem dúvida, um dos “Best Buy” do mundo vitivinícola.

– LA TABLADA RESERVA TANNAT
Este vinho uruguaio é um exemplo de Tannat onde os taninos foram bem domados. Tem como característica as frutas vermelhas, notas de tostado e especiarias, pela sua passagem por barricas de carvalho.
Na faixa dos $40 reais, pode ser encontrado nas prateleiras do Atacadão.

– AURORA RESERVA MERLOT
Conforme descreve o próprio produtor (Vinícola Aurora), este brazuca ” tem passagem por 6 meses em barricas de carvalho frances, aromas frutados, lembrando frutas vermelhas, com bom corpo, elegante, boa persistência, e paladar muito agradável”.
Entre os $40 e $50 reais, disponível em vários supermercados.

– ESPUMANTE CAVA GRAN LIVENZA BRUT
Os espumantes espanhóis “Cava”, quase sempre apresentam boa qualidade.
Este é produzido pelo “Método Tradicional” pelo respeitado produtor Garcia Carrion, a partir das uvas Macabeo, Parellada e Xarel-lo.
Tem boa estrutura, é fresco, tostado bem integrado com características cítricas e de maças verdes. Equilibrado, na medida certa, gostoso e fácil de beber.
Na faixa dos $50 reais no Supermercado Confiança.

– 8 VITES PIEMONTE DOC ROSSO MILIASSO
O importador dele informa : ” Com 95 pontos(em 100) dados pelo famoso crítico Luca Maroni, este vinho italiano é composto pelas uvas Barbera, Dolcetto, Freisa, Bonarda e Albarossa, que representam o Piemonte (que representam o Piemonte, e também pelas francesas Merlot, Syrah e Cabernet Sauvignon, tem passagem por 6 meses em barricas de Carvalho frances, é frutado, com taninos presentes, e com muito bom equilíbrio entre acidez e doçura.”
Na faixa dos $70 reais é encontrado na plataforma de e-commerce Evino.

É lógico que existem (e continuarão existindo) MUITOS outros rótulos com boa relação custo-benefício.
Aí está uma das graças do “Mundo do Vinho”.
Basta, com moderação, experimentarmos e escolhermos o que nos agrada.
Afinal, “VINHO BOM É O VINHO QUE A GENTE GOSTA !”