É comum ver quem está começando agora a empreender caminhando mais devagar e, quando esta caminhada engatilha, é normal que fique perdido durante o crescimento da empresa. Por isso, desenvolver aprendizados é essencial para te ajudar a ter sucesso e adquirir experiências na carreira. Sem o conhecimento ideal, o novo empreendedor acaba gastando mais tempo e dinheiro para resolver situações comuns da rotina e que colocam em risco seu negócio.
Uma pesquisa do IBGE mostrou que 48% das empresas brasileiras fecham em até três anos. O motivo que leva a isso? A falta de gestão eficiente. Os dados ainda mostraram que 25% dos empreendedores apontaram este como um dos principais motivos para a falência. Logo atrás vem os altos impostos com 31%, pouca demanda e alta competitividade em 29%. A dificuldade para arrecadar linhas de crédito aparece em 25%.
O empreendedor não é apenas a pessoa que gerencia o próprio negócio, ele é a pessoa que realiza os projetos e produz ideias, por isso, é importante que ele tenha abertura a novos olhares. Um dos principais especialistas em negócios do Brasil, o empreendedor em série Jonathas Freitas aponta que um bom empreendedor precisa conhecer de diversos assuntos: ‘’É preciso estar atento ao mercado que atua, aos concorrentes, a legislação e saber um pouco de tudo. Marketing, finanças, operação e etc’’ aponta o empresário com mais de 40 empresas no portfólio.
Para prevenir os erros, é necessário conhecê-los. Por isso, Freitas nos ajudou a definir os 4 principais erros de quem está começando um negócio. Veja:
Não formalizar o negócio
Quando se começa uma nova atividade, é muito comum empreendedores pensar que a formalização do negócio não seja importante, muitos acreditam que não pagar imposto é uma forma correta de começar, mas se você pensa assim, sua empresa nunca irá crescer, pois a formalização do seu negócio, estruturação, contábil, jurídico, processos é o que irá deixar sua empresa profissional e quando chegar no momento que você for vender seu negócio ou mesmo, pegar investimento, se você fez o trabalho de casa certo desde o dia 1, tudo será mais fácil, além de ter uma boa reputação perante aos investidores. Quando você está começando, você precisa ter um foco no cliente, mas também é importante crescer de forma estruturada.
Não conhecer o seu setor
Começar um negócio sem entender nada do assunto, não saber sobre o mercado de atuação, quem são seus principais concorrentes, quem é seu público principal e qual a regulamentação desse mercado é um erro grave na hora de empreender. É necessário entender todos os pontos do mercado para ter sucesso, desde os fortes até os fracos, esse conjunto de conhecimento o fará sair na frente dos seus concorrentes e te dará clareza do que precisa ser feito para se destacar e se diferenciar dos demais. Ter afinidade com o setor também é importante, pois você estará envolvido intensamente nesse processo e precisará se auto-motivar todos os dias para não parar no meio do caminho.
Ausência do plano de negócios
Essa ferramenta é fundamental para o sucesso de qualquer empresa. Ela define o planejamento, ações e metas a serem cumpridas em curto, médio e longo prazos. Nele, também precisa ser considerada as possíveis crises e como fazer para solucioná-las, pois empreender é resolver problemas dos clientes e da sua própria empresa. Se não tiver um bom plano de negócios estruturado que faça sentido, quando as vendas aumentarem, você pode ter problemas com o gerenciamento e organização da empresa, levando a mesma até a quebrar, mesmo que as vendas estejam aumentando.
Não estudar e se capacitar
O mercado está mudando muito rápido, e é preciso estar atento a todo momento e entender as necessidades que o seu setor está passando, acompanhar as referências e o que os seus concorrentes estão fazendo. Além disso, um bom empreendedor precisa estudar o tempo todo sobre os diferenciais do mercado, participar de eventos e cursos de atualização, sabendo que o conhecimento agora é dinâmico. Hoje não basta só querer empreender, você precisa estar constantemente aprendendo sobre todos os setores que compõem um negócio para dar certo, desde entender como funciona a parte financeira, contratual, operacional e marketing. Você não precisa ser especialista em tudo, mas deve entender o que precisa ser feito para não perder o controle do seu negócio.