A Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres – ABIAD divulgou boletim econômico que mostra um aumento no consumo aparente (produção local mais importações, menos exportações) de bebidas dietéticas em 15,6% em setembro de 2022, quando comparado ao mesmo período de 2021. A alta acumulada no ano é de 15,7%, conforme dados da Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF) do IBGE.
Houve ainda crescimento de 41,5% nos concentrados de proteínas e variação positiva de 16% nas vitaminas no mesmo período. Esses números contribuíram para uma elevação de 8,9% no consumo aparente de alimentos para fins especiais, com 2,7% no acumulado de janeiro até setembro. Os aumentos seguem a tendência dos últimos meses, após os hábitos adquiridos durante o período pandêmico, quando a população passou a ter mais preocupação com saúde e bem-estar.
A queda na taxa de desocupação (8,7%) no mercado de trabalho também influencia positivamente nos crescimentos apresentados. Com o acréscimo na produção e consumo, o número acumulado de contratações no setor com carteira assinada cresceu, registrando 164 mil admissões ao final de setembro, demonstrando a importância do setor no desenvolvimento econômico do País.
Sobre a ABIAD
A Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres (ABIAD) foi fundada em 1986 com a missão de reunir empresas que se dediquem, direta ou indiretamente, à produção, industrialização, comercialização, distribuição e importação de matérias-primas e alimentos para fins especiais, incluindo nutrição infantil, nutrição enteral, diet e light, suplementos alimentares, nutrição esportiva, alimentos funcionais, dentre outras categorias. A visão da ABIAD é ser a principal referência do setor de alimentos para fins especiais e, atualmente, desempenha papel de interlocutora desse mercado no diálogo com o Poder Público e órgãos internacionais, podendo assumir o papel de liderança na defesa de políticas públicas baseadas em dados científicos sólidos e a capacidade para que os consumidores tenham acesso a uma grande variedade de produtos seguros, benéficos e de alta qualidade.