O clássico pão de queijo é uma das receitas mais famosas da cozinha mineira. A iguaria agrada desde os paladares mais simples aos mais exigentes e combina com inúmeras opções de recheios. De massa elástica, repleta de queijo e ovo, ela pode ganhar inusitadas variações. Mas e se os principais ingredientes não fizerem parte da receita? Sim, é possível fazer pão de queijo sem queijo e sem ovo! E o melhor: sem perder todo o sabor que o salgado proporciona.
Para aqueles que querem aprender, Alessandra Luglio, nutricionista da N.OVO, foodtech que produz alimentos à base de vegetais, montou uma receita substituindo os ovos tradicionais pelo N.OVO receitas, feito a partir de amido de ervilha, linhaça dourada, proteína de ervilha e fermentos. Confira:
Ingredientes:
2 xícaras de mandioquinha picada
1 e ½ xícara de chá de polvilho doce
½ xícara de chá de polvilho azedo
1 colher de chá de fermento químico em pó
2 medidas de N.OVO receitas (pó + água)
5 colheres de sopa de óleo
2 colheres de chá de fermento em pó
1 colher de chá de sal (ou mais se preferir)
Modo de preparo:
Cozinhe a mandioquinha em uma panela com água até ficar macia. Escorra bem e em seguida amasse as mandioquinhas ainda quentes com um garfo, até obter um purê uniforme. Reserve.
Pré-aqueça o forno a 210ºC.
Em uma vasilha, coloque o polvilho doce, o polvilho azedo, as 2 medidas de pó do N.OVO, o fermento químico em pó e misture.
Em uma panela, coloque as duas medidas de água do N.OVO, o óleo e o sal em uma panela pequena, misture e deixe ferver. Quando estiver borbulhando, desligue e jogue sobre a mistura dos polvilhos. Misture bem até virar uma farofinha. Adicione o purê e misture novamente, até obter uma massa uniforme.
Modele bolinhas de tamanho médio, cerca de 4cm de diâmetro, e coloque em uma assadeira antiaderente.
Leve para assar por cerca de 30 minutos ou até os pãezinhos ficarem completamente assados
Sobre a N.OVO
A N.OVO, startup que produz alimentos à base de plantas, é pioneira no Brasil ao produzir e oferecer um substituto para ovos em receitas e em preparações como omelete e ovos mexidos. A empresa nasceu com o intuito de mudar o jeito que as pessoas se alimentam e gerar menos impacto no planeta. Visando ser uma linha completa de alimentos 100% à base de vegetais, a foodtech se dedica à criação de produtos inovadores, inclusivos, sustentáveis e que mimetizam os alimentos de origem animal. Hoje já possui alternativas para ovos, maioneses e carne de frango e pretende lançar outras novidades durante 2023.