A PróGenéricos (Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos e Biossimilares) anunciou que o executivo Tiago de Moraes Vicente será seu novo presidente a partir de julho de 2023.
A associação representa 15 empresas farmacêuticas. Juntas, respondem por 90% do mercado de genéricos e 50% de biossimilares no Brasil. O medicamento genérico é aquele que tem exatamente o mesmo princípio ativo e fórmula da marca original de referência. O biossimilar é o medicamento que oferece os mesmos resultados (de segurança, qualidade e eficácia) em relação a outro já existente e aprovado por agências reguladoras.
” Vou buscar estratégias para fazer com que a indústria desses medicamentos possa crescer dentro do Brasil. Acredito que o plano de reindustrialização vai fortalecer a indústria farmacêutica de genéricos e de biossimilares, que já têm um potencial muito grande dada a participação hoje no mercado”, diz Tiago Vicente, como é conhecido o executivo.
Segundo comunicado divulgado sobre a nomeação, “90% das doenças conhecidas podem ser tratadas com genéricos, que representam 36,01% de todos os medicamentos comercializados no país”.
De acordo com a PróGenéricos, o uso desses medicamentos resultou “nos últimos 24 anos numa economia de R$ 257 bilhões para os consumidores”. O valor é sempre menor do que o remédio de marca.
” Entre os 20 medicamentos mais prescritos no país, 15 podem ser encontrados na versão genérica, com preços pelo menos 35% menores que os medicamentos de referência, podendo chegar a 60% de diferença”, diz a associação. O programa Farmácia Popular usa 85% dos seus medicamentos na categoria de genéricos.
A partir de julho, quando assumir formalmente o cargo de presidente da associação, Tiago Vicente será o interlocutor do setor em Brasília para interagir com autoridades governamentais, congressistas e órgãos públicos como a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), os Ministérios da Saúde, da Ciência, Tecnologia e Inovação e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.

TIAGO VICENTE
Executivo com 20 anos de experiência nos setores público e privado, Tiago Vicente tem 44 anos. É natural de Marília (cidade do interior de São Paulo). Está em Brasília desde 1997. É formado em relações internacionais pela Universidade de Brasília. Atuou na área de relações governamentais em grandes empresas de setores altamente regulados pelo Executivo e Legislativo e na intermediação de relações do Brasil no exterior.
Tiago Vicente trabalhou nas áreas de energia, mineração e metalurgia. Especializou-se em aconselhamento e execução de ações institucionais e executivas, questões reputacionais e assuntos relacionados a regras de conformidade nacionais e internacionais.
No setor público, passou pela ApexBrasil e recentemente foi assessor especial do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Na iniciativa privada, trabalhou na Shell e na Energisa, entre outras empresas.

Crédito: Associação PróGenéricos / Poder 360

Compartilhar matéria no
Mariliense Tiago de Moraes Vicente é o novo presidente da PróGenéricos,  associação de 15 empresas que respondem por 90% do mercado de genéricos
O executivo mariliense Tiago Vicente vai presidir a PróGenéricos a partir da próxima semana