A Secretaria-Geral Ibero-Americana (SEGIB), em colaboração com a Casa de América e o apoio da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID), celebrará amanhã, 19 de julho, o Dia da Ibero-América, uma data na qual promove-se o conjunto de afinidades históricas e culturais que unem os 22 países da Comunidade Ibero-Americana.
Carlinhos Brown, cantor, percussionista, compositor, artista plástico e ativista social brasileiro, considerado o grande representante da cultura afro-brasileira na América Latina, protagonizará um diálogo e encontro musical na Casa de América (Madri, Espanha) acompanhado por Mariella Köhn, cantora, compositora, poetisa e musicóloga peruana. A cantora espanhola Sole Giménez será a moderadora deste encontro sobre cultura e a importância da música como elemento e ritmo integrador da identidade ibero-americana.
Brown é Embaixador Ibero-Americano da Cultura desde 2018, quando se tornou o primeiro músico brasileiro afrodescendente a receber a nomeação. Os/as Embaixadores/as Ibero-Americanos/as são pessoas de reconhecida trajetória que atuam como referências culturais pelo seu compromisso com o projeto ibero-americano e por representarem os valores da Comunidade Ibero-Americana: a solidariedade, a pluralidade e o respeito pela diversidade
.
“IBERO-AMÉRICA DIALOGA” COM CARLINHOS BROWN, EMBAIXADOR IBERO-AMERICANO DA CULTURA
20.00h (hora Espanha) | 15.00h (hora Brasil)
Casa de América │ Anfiteatro Gabriela Mistral │ Calle Marqués del Duero, 2, Madri
Entrada livre e gratuita. Capacidade limitada. Abertura de portas às 19:45.
Diálogo e encontro musical com Carlinhos Brown, Embaixador Ibero-Americano da Cultura (Brasil), e a cantora Mariella Köhn (Peru). Moderados pela cantora Sole Giménez (Espanha).
Transmissão ao vivo no canal de YouTube da Secretaria-Geral Ibero-Americana.
Sobre o #DiadaIberoAmérica:
Em novembro de 2019, as Ministras e os Ministros das Relações Exteriores Ibero-Americanos aprovaram a criação do Dia da Ibero-América, a ser comemorado no dia 19 de julho de cada ano, em referência à assinatura da primeira declaração dos Chefes de Estado y de Gobierno da Ibero-América, em Guadalajara (México), no dia 19 de julho de 1991. O objetivo desta comemoração é visibilizar o conjunto de afinidades históricas e culturais que compõem a Comunidade Ibero-Americana, além de promover um desenvolvimento com base no diálogo, na cooperação e na solidariedade. A SEGIB participa ativamente na comemoração deste dia desde 2020, celebrando a infinita diversidade que nos une a ambos os lados do Atlântico e visibilizando os valores da Comunidade Ibero-Americana, a sua cooperação, a sua história compartilhada e seus estreitos vínculos linguísticos e culturais.
Sobre a SEGIB:
A Secretaria-Geral Ibero-americana é o órgão permanente de apoio à Conferência de Chefes de Estado e de Governo na preparação das Cúpulas Ibero-Americanas e encarregado de realizar os mandatos que se derivam das Cúpulas e Reuniões Ibero-Americanas. Trabalha com os 22 países ibero-americanos pelo fortalecimento da Comunidade Ibero-Americana, promovendo a cooperação em educação, coesão social, inovação e cultura nos países de língua espanhola e portuguesa na América Latina e na Península Ibérica.