A 3M é uma das gigantes da indústria que aposta na eletrificação dos carros. A empresa norte-americana é uma das maiores fornecedoras de insumos e produtos para o mercado automotivo e já desenvolve soluções pensando nos carros elétricos.

Em apresentação realizada na última semana na cidade de São Paulo, a 3M deu alguns dados relevantes em seu estudo 3M Forward, que aponta soluções de sustentabilidade e comportamento de empresas e clientes em vários dos segmentos que a multinacional atual.

Um desses segmentos, claro, é o de carros e a empresa já trabalha em um produto que pode ajudar as fabricantes, além de pensar em modos mais sustentáveis de produzir seus selantes, tintas, adesivos, películas e demais produtos para essa indústria.

3M deve estar presente em carros a hidrogênio (Imagem: Divulgação/Toyota)
3M deve estar presente em carros a hidrogênio (Imagem: Divulgação/Toyota)

“Vemos a ampliação do consenso em relação à necessidade de ações climáticas e a crescente demanda por soluções inovadoras e sustentáveis atingindo um ponto de inflexão. Nosso robusto sistema de inovação permite que nós – e nossos clientes – aceleremos e ampliemos as soluções científicas existentes nas áreas críticas de descarbonização, transição energética e economia circular”, disse Paulo Gandolfi, diretor de Operações de P&D e Inovação da 3M para a América Latina, em apresentação que contou com a presença do Canaltech.

Solução para carros a hidrogênio

O Brasil está no mapa de investimentos de algumas montadoras para a fabricação de carros elétricos movidos a hidrogênio, como a Toyota. A 3M, por sua vez, trabalha para dar à indústria algumas soluções, como o Pó Catalisador de Irídio com Suporte Nanoestruturado (Nanostructured Supported Iridium Catalyst Powder).

Esse produto ajuda na diminuição da quantidade de irídio (metal presente em eletrolisadores de água) durante o processo de catalisação. Com ele, o hidrogênio, além de ser obtido de maneira mais fácil, também será mais sustentável, na criação daquilo que é chamado de hidrogênio verde.

Gandolfi garante que a 3M está atenta ao mercado de carros elétricos (Imagem: Divulgação/3M)
Gandolfi garante que a 3M está atenta ao mercado de carros elétricos (Imagem: Divulgação/3M)

Além disso, a 3M confirma que também realiza investimentos para o carregamento de carros elétricos. A principal preocupação, segundo a empresa, é o desperdício de energia. Vale lembrar que a multinacional atua, por exemplo, no ramo de placas fotovoltaicas.

Números impactantes do 3M Forward

A pesquisa da 3M vai muito além dos carros. Segundo a empresa, os dados foram colhidos em mais de 18 países e o Brasil tem papel importante nesse material. De acordo com o estudo, mais da metade dos brasileiros (55%) acredita que a descarbonização e a transição energética terão um impacto muito positivo na sociedade, e 85% concordam que as empresas devem fazer a transição da energia de carbono para energia renovável.

Outro dado interessante é que três em cada quatro brasileiros acham que os avanços tecnológicos e sociais seriam muito benéficos para sua saúde e educação. A maioria acredita que esses avanços também seriam positivos para outras áreas de suas vidas diárias, sendo que 82% concordam que estão dispostos a usar os avanços digitais para contribuir com sua saúde e bem-estar, bem como com sua produtividade.

Compartilhar matéria no
3M aposta na eletrificação e já trabalha em soluções para produção de hidrogênio
Felipe Ribeiro/ Canaltech