Você já se perguntou por que você faz isso consigo mesmo? Cuidado! Você pode estar se autossabotando.

A autossabotagem é uma forma, muitas vezes inconsciente, de criar obstáculos ou dificuldades para si mesmo, que impedem ou atrapalham o seu sucesso ou felicidade.

Ela pode se manifestar de várias maneiras, como procrastinação, perfeccionismo, medo de fracassar, medo de rejeição, autocrítica, autoisolamento, vícios, etc…

Observe esses hábitos e comportamentos e veja se consegue se reconhecer neles:

Passa as necessidades dos outros por cima das suas, quase sempre.

Ignora seus sentimentos.

Não se permite descansar quando seu corpo está muito cansado.

Se alimenta mal e não pratica atividade física.

Deixa a sua saúde para depois, das mais diversas formas.

Hummmm…. tem sinais de autossabotagem por aí.  Seu comportamento denuncia atitudes incoerentes com as suas próprias necessidades, e ao invés de se ajudar e de se cuidar, você acaba por se prejudicar.

Muitas vezes, deixa que as inseguranças, medos e a ansiedade se tornem protagonistas da sua história. Além disso, por conta desses sentimentos, começa a criar dúvidas acerca de seu merecimento e das habilidades que adquiriu ao longo da vida.

Ou seja, bingo: quem está travando seus sonhos e projetos pode ser você mesmo. Está impedindo a si de alcançar seu pleno potencial. Reconhecer os sinais da autossabotagem é o primeiro passo para romper com esse padrão destrutivo e assim transformar sua vida, através de:

Autoconsciência: Se torne consciente dos sinais que você está exibindo. Pergunte-se: estou procrastinando frequentemente?

Estou me depreciando ou me criticando demais? Estou evitando situações desafiadoras por medo do fracasso? Ao identificar esses sinais, você estará mais preparado para enfrentá-los.

Análise de Crenças Limitantes: A autossabotagem muitas vezes surge de crenças negativas e limitantes que temos sobre nós mesmos. Questione-as e as desafie. Substitua pensamentos autodepreciativos por afirmações positivas e construtivas. Lembre-se de que você é capaz e digno de alcançar seus objetivos.

Autoaceitação e Autocompaixão: é fundamental se aceitar e se amar incondicionalmente. A autossabotagem, muitas vezes, vem de um lugar de autopunição. Ao praticar a autocompaixão, você aprenderá a se perdoar por erros passados e a se valorizar. Trate-se com gentileza e seja seu maior defensor próprio.

Estabelecimento de Metas Realistas: defina metas realistas e alcançáveis. Grandes expectativas irrealistas podem levar à autossabotagem. Divida seus objetivos em passos menores e comemore cada conquista ao longo do caminho. Isso ajudará a construir confiança e motivação.

Busque Apoio: não tenha medo de pedir ajuda. Compartilhe seus desafios com um amigo de confiança, um mentor ou um profissional da área de saúde mental. Ter alguém para conversar e receber orientação pode fazer uma grande diferença.

Lembre-se, a autossabotagem não define quem você é. Ao reconhecer os sinais e tomar medidas para mudar seu comportamento, você estará no caminho para uma vida mais gratificante e bem sucedida. Desafie-se a romper com esse comportamento e transforme esses sinais em oportunidades de crescimento e autorrealização.

Coloque um fim neste ciclo e alcance um novo estilo de vida.

https://www.instagram.com/dra.andrealadislau?r=nametag

Compartilhar matéria no
Você já se sentiu preso em um ciclo de comportamentos que prejudicam seus objetivos, sua autoestima ou seus relacionamentos? Veja como resolver!