Nos últimos tempos, na contramão do enorme volume de informação que está sendo gerado no mundo, surge um contramovimento que busca a simplificação e a volta ao essencial.
A principal tendência de conteúdo apontada pode parecer óbvia, mas é algo que muitas empresas abandonaram pelo caminho: qualidade. E, mais do que estar de olho nas novas tendências, é necessário prestar atenção à evolução do comportamento humano, que conduz a todas essas evoluções na tecnologia e no Marketing Digital.
Conteúdos mais diretos, menor volume – mas com mais relevância —, melhor gestão da informação, comandos por voz e a tecnologia como forma de assistência na organização dessas informações, principalmente, para facilitar os processos que podem ser automatizados, são algumas das tendências que vêm aparecendo.
As empresas vêm reconhecendo a importância de fazer Marketing de Conteúdo com Conteúdo Criativo, sendo certo que teremos cada vez mais empresas investindo nessa estratégia.
E como se diferenciar?
Uma das maneiras é criar conteúdo em menor quantidade, porém mais eficaz e relevante.
Alvin Toffer falava que “o importante hoje é aprender, desaprender e reaprender”.  Um dos termos que introduziu em 1980 e que faz cada vez mais sentido é o de ‘prosumidores’. A palavra nasce da agregação de dois termos: ‘produtor’ e ‘consumidor’.  
Toffler previa uma sociedade em que os consumidores passariam a ser prosumidores, ou seja, consumir e a produzir em simultâneo. Esta teoria revela-se correta graças à Internet e às redes sociais. O fácil acesso das marcas aos consumidores e dos consumidores às marcas alterou as relações de consumo.
As produções em massa são substituídas pela personalização. A compra por impulso é substituída pela criação de peças personalizadas.  Há uma maior atenção às origens das produções em massa, pois os consumidores estão mais conscientes e exigentes.
Não existe formula mágica para ter melhores resultados.  Comece focando em como você pode ser importante para as pessoas que busca atingir. Empresas têm essa ideia de que precisam fazer tudo, apelar para todos, mas não precisam.
É muito mais efetivo se focarmos em quem interessa.
Em resumo, os responsáveis pelo conteúdo precisam ser mais estratégicos sobre que tipo de conteúdo publicar, olhando mais para o que traz volume de resultado e que esteja alinhado com a jornada de compra.
Agora você pode começar a implementar em sua empresa. Fique de olho nos seus conteúdos, pois utilizá-los certamente será a forma de se destacar no mercado.
E lembre-se sempre de produzir conteúdos que resolvam os problemas do seu público-alvo, de fazer testes e de medir os resultados para saber o que está funcionando melhor para sua empresa.
E aí, preparado para começar?
 
Camila de Toledo Spadotto é CEO da Agência Spadotto Marketing desde de 2013 e colabora também como palestrante e consultora digital.
 

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