Câmara Municipal também foi informada, por ofício, sobre as dificuldades enfrentadas pelos(as) servidores(as) municipais de Marília

Diretoria do SINDIMMR (Sindicato dos Trabalhadores nos Serviços Públicos Municipais) de Marilia enviou ofício ao MP (Ministério Público), pedindo “acompanhamento e fiscalização” junto ao Executivo, devido aos atrasos no pagamento dos salários e do vale saúde de aposentados(as) e pensionistas. Ofício também foi enviado à Câmara Municipal, para conhecimento e também tomada de providências.
No despacho encaminhado ao MP, a entidade sindical pede que seja aberto um procedimento para investigar o atraso sistemático dos salários e vale saúde dos(as) aposentados(as) e pensionistas. O documento informa ainda que os atrasos estão sendo recorrentes, caracterizando descaso do Poder Público para com os(as) trabalhadores(as).

“Tal atraso não apenas compromete a segurança financeira desses servidores, mas também os empurra para uma situação de risco alimentar e de saúde, uma vez que muitos dependem desses recursos para aquisição de alimentos, medicamentos e cuidados básicos de saúde. É inaceitável que aqueles que dedicaram uma vida inteira ao serviço público agora se vejam em uma situação de desamparo e incerteza”, destaca o documento.

Em outro trecho, o SINDIMMAR destaca que tem feito todos os esforços para abordar essa questão com a administração municipal e com a Câmara. “Tal descaso da administração configura um flagrante desrespeito ao provimento de verba de natureza alimentar, além de contrariar o Estatuto do Idoso, que visa a proteção e amparo da população idosa”, conclui.

Ofício de igual teor foi enviado à Câmara Municipal de Marília, para conhecimento dos vereadores. O documento deve ser lido na sessão da próxima segunda-feira. Expectativa da diretoria é de que a Câmara adote alguma medida de fiscalização sobre o que tem ocorrido em relação aos pagamentos de aposentados(as) e pensionistas.

Falta dinheiro

Mais cedo, diretoria do SINDIMMAR se reuniu com o assessor especial Alysson Alex Souza e Silva, para tratar sobre o atraso nos pagamentos. Ele informou que, como representante da gestão municipal, preza pelo bem-estar dos servidores. Porém, o município não tem recursos disponíveis no momento. Assim que tiver, o pagamento dos aposentados vai ser feito. Ficou acertado inclusive uma reunião, entre a administração municipal e o SINDIMMAR, para tratar das demandas dos servidores.

“Os aposentados e pensionistas estão ansiosos pelo cumprimento de seus direitos, tendo em vista que esse benefício é essencial para a manutenção de seus custos de vida, por exemplo, para aquisição de remédios, alimentos e pagamentos de suas despesas básicas mensais”, explicou Vanilda Gonçalves de Lima, presidenta do SINDIMMAR.

Vanilda ressaltou ainda que esse problema vem sendo recorrente e o governo municipal precisa tomar providências orçamentárias para garantir o pagamento, em dia, dos proventos e benefícios aos servidores aposentados e pensionistas.

“O SINDIMMAR está acolhendo as demandas e buscando diálogo com a administração municipal para sanar tais problemas e repudia o atraso no pagamento e benefícios dos(as) servidores(as) e pensionistas, categoria que muito contribuiu para com o serviço público e que, ao se aposentar, enfrenta sérias dificuldades para reconhecimento e valorização pelos serviços prestados” finalizou Vanilda.

Compartilhar matéria no
De novo: Alonso judia e dá calote nos aposentados e pensionistas. SINDIMMAR vai ao Ministério Público