O Banco Central do Brasil (BCB) comunicou na noite desta 3ª feira (22.ago) a ocorrência de incidente de segurança com dados pessoais vinculados a chaves Pix sob a guarda e a responsabilidade da Phi Serviços de Pagamentos S.A. (Phi Pagamentos), em razão de falhas pontuais em sistemas daquela instituição de pagamento.
De acordo com o BC, os mecanismos de segurança e de monitoramento do Pix minimizaram maiores danos aos dados cadastrais expostos. O alcance do indicente chegou a 238 chaves Pix, o que representa menos de 0,00004% das mais de 630 milhões de chaves catalogadas no sistema de pagamentos.
O Banco Central relata ainda que não foram expostos dados sensíveis como senhas, movimentação financeira ou saldos das contas e outros dados sob sigilo bancário. As informações obtidas são de natureza cadastral, e não permitem movimentação de recursos, nem acesso às contas ou a outras informações financeiras.
Usuários
Quem teve os dados expostos no incidente, diz o BCB, será notificado exclusivamente por meio do aplicativo ou pelo internet banking de seu banco.
“Nem o BC nem as instituições participantes usarão quaisquer outros meios de comunicação aos usuários afetados, tais como aplicativos de mensagem, chamadas telefônicas, SMS ou e-mail”, salienta o BCB.
O BC informa que está apurando a ocorrência para aplicação das medidas previstas nas regras em vigor.
SBT News
FONTE: terrabrasilnoticias.com