Se você é da turma que deixa o celular embaixo do travesseiro ou em cima da cama enquanto ele carrega durante à noite, melhor rever o hábito. A Apple emitiu um alerta avisando sobre os perigos dessa atitude.
Na seção guia do usuário em seu site, a empresa informou que os iPhones só devem ser carregados em uma “área bem ventilada”. A questão é que eles esquentam à medida que carregam, portanto, se esse calor não tiver espaço para escapar, poderá resultar em incêndio, choque elétrico, ferimentos ou danos ao equipamento.
“Os adaptadores de energia USB do iPhone e da Apple (vendidos separadamente) cumprem os limites de temperatura de superfície exigidos definidos pelas regulamentações aplicáveis do país e padrões de segurança internacional e regionais. No entanto, mesmo dentro desses limites, o contato contínuo com superfícies quentes por longos períodos de tempo pode causar desconforto ou lesões”, explicou a big tech.
Diante disso, a recomendação é usar o bom senso para evitar situações em que a pele esteja em contato com o celular, o adaptador de energia ou um carregador sem fio quando este estiver operando ou conectado a uma fonte de energia por longos períodos de tempo.
“Por exemplo, não durma sobre um dispositivo, adaptador de energia ou carregador sem fio, nem os coloque sob um cobertor, travesseiro ou sob seu corpo, quando estiver conectado a uma fonte de alimentação. Mantenha o iPhone, o adaptador de energia e qualquer carregador sem fio em uma área bem ventilada durante o uso ou carregamento”, acrescentou a Apple.
A empresa não desaconselha o carregamento dos celulares durante à noite, contudo, alguns serviços de bombeiros recomendam que isso não seja feito. Segundo o jornal DailyMail, o Kent Fire Service, da Inglaterra, alertou sobre os perigos de manter um telefone em um carregador ou conectado a um cabo de carregamento enquanto dormimos.
Em um vídeo do TikTok, um porta-voz da instituição apontou três razões para só carregar o aparelho enquanto estiver acordado: “Número um, você não consegue cheirar nada quando está dormindo, então se começar a queimar, o fogo não vai te acordar. Número dois, leva apenas três baforadas de fumaça para deixá-lo inconsciente. Número três, muitas pessoas têm carregadores de telefone baratos ou defeituosos, mas sabe-se que mesmo os genuínos provocam incêndios”.
Vida útil
Além dos riscos, há outra razão para não deixar o aparelho na tomada por muito tempo: é que isso afeta a sua vida útil. Normalmente, os aparelhos levam até duas horas para serem totalmente carregados, mas quando são conectados durante a noite, eles ficam ligados por oito horas ou mais.
Isso, como destaca o DailyMail, aumenta a quantidade de calor a que a bateria é exposta e, consequentemente, prejudica a sua eficiência, obrigando o usuário a comprar um novo telefone antes do previsto.
Época
FONTE: terrabrasilnoticias.com