A TCL aproveitou a IFA Berlim 2023 para apresentar não só novos smartphones, tablets e até mesmo novos óculos inteligentes, como também revelou a mais nova linha de Smart TVs ao mercado internacional com objetivo claro de competir agressivamente com a Samsung no segmento de telas Mini LED de grandes dimensões.
Em nota, a marca destaca sua “impressionante linha de avançadas TVs QD-Mini LED extragrandes” com painéis de até 98 polegadas, design premium e experiência de imagem aprimorada.
TCL X955 é a grande estrela da marca
O mais premium dos modelos apresentados durante a IFA 2023 oferece um avançado painel QD-Mini LED com impressionantes 5.148 zonas de iluminação e pico de brilho de até 5.000 nits em HDR, em opções de 85 e 98 polegadas.
Para efeito de comparação, a Samsung QN95C é uma das mais poderosas Smart TVs Mini LED da atualidade e é capaz de atingir “apenas” 2.000 nits de brilho — um marco elevado para o segmento, mas significativamente inferior à conquista da TCL.
Outras características do display da X955 incluem cobertura de 98% da gama de cor DCI-P3, certificação TÜV Rheinland para experiência visual realista mais confortável e processador AiPQ Processor 3.0 com algoritmos proprietários capazes de otimizar iluminação, contraste, HDR, cores e movimento em cada cena.
Com display de bordas mínimas, gerenciamento de cabos ainda mais prático e corpo ultrafino, a TV da TCL ainda oferece suporte para som Dolby Atmos de alta imersão com 4.2.2 canais de áudio e potência máxima de 160 W RMS com sistema de som Onkyo.
TCL C955 é concorrente à altura da Samsung S95C
Com alto desempenho de imagem graças ao painel QD-Mini LED, a TCL C955 se destaca pelas 2.000 zonas de iluminação e pico de brilho de 2.000 nits, estando disponível em tamanhos de 65, 75, 85 e 98 polegadas.
O modelo busca ser um competidor à altura da Samsung S95C, que adota o display QD-OLED mais brilhante entre os competidores, atingindo até 1.400 nits. Porém, a TV da sul-coreana se destaca pelo contraste intenso com “pretos de verdade” e LEDs que se autoiluminam, gerando controle máximo dos pontos luminosos.
A TCL classifica a C955 como “o equilíbrio perfeito entre tela grande e impressionante qualidade de imagem” com performance premium para telas Mini LED e QLED.
Para o sistema de som, a marca implementa um sistema de som Onkyo com 120 W RMS de potência com 2.2.2 canais e suporte para Dolby Atmos.
TCL C755 entrega Mini LED para o mercado de entrada
Por fim, a TCL apresenta a C755 como sua TV QD-Mini LED de entrada com valor incomparável — mas, curiosamente, o preço sugerido não foi revelado. Vendida como C805 na Europa, o modelo atinge brilho máximo de 1.300 nits e oferece suporte para taxa de atualização variável de até 144 Hz, podendo ser encontrado em 50, 55, 65, 75, 85 e 98 polegadas.
A TV conta com apenas 500 zonas de iluminação — a menor marca da linha —, mas a fabricante garante que ela é capaz de “entregar verdadeira qualidade de imagem Mini LED que os consumidores procuram.”
Preço e disponibilidade
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
A TCL não revelou uma data de lançamento ou preço dos modelos apresentados, mas o lançamento oficial em mercados selecionados está previsto para acontecer ainda este ano.