Navegar na internet durante um voo, atualmente, custa caro no Brasil. As empresas aéreas, salvo raras exceções, cobram um preço alto para disponibilizar o sinal de Wi-Fi e, assim, permitir que os passageiros relaxem assistindo aos filmes e séries em seu streaming favorito.

No que depender do deputado Antonio Carlos Nicoletti (União-RR), autor do Projeto de Lei 1900/23, porém, essa despesa extra está com os dias contados. Pelo menos nos voos que tiverem mais de duas horas de duração.

O texto do PL quer obrigar as companhias aéreas a disponibilizarem acesso gratuito à internet em voos nacionais com tempo superior a duas horas. A matéria já foi enviada à Câmara dos Deputados e inclui a alteração da Lei 7.565/86 do Código Brasileiro de Aeronáutica.

Navegar pela internet em voos atualmente é quase sempre muito caro (Imagem: Javier Cañada/Unsplash)
Navegar pela internet em voos atualmente é quase sempre muito caro (Imagem: Javier Cañada/Unsplash)

“Essa funcionalidade proporciona aos passageiros a possibilidade de se manterem conectados durante os voos, para trabalho ou lazer, o que agrega valor ao serviço de transporte aéreo e aumenta a comodidade dos passageiros”, argumentou o autor do Projeto de Lei.

Gratuita e de boa qualidade

O texto que tramita na Câmara será julgado em caráter conclusivo pelas Comissões de Viação e Transportes e de Constituição e Justiça e de Cidadania, mas ainda sem data marcada pelo Congresso.CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O Projeto de Lei que pede a gratuidade de internet às companhias aéreas em voos de mais de duas horas de duração estabelece também que a conexão, além de não gerar custos aos passageiros, deverá atender aos requisitos de banda larga “conforme regulamentação da Anatel”.

Compartilhar matéria no
PL quer internet de graça em voos com mais de 2 horas no Brasil
DC Studio/Freepik/CC