Meta estaria preparando uma abordagem meio diferente para os chatbots, investindo em inteligências artificiais com diferentes personalidades. O projeto Gen AI Personas, que estaria prestes a ser anunciado, seria focado no engajamento, com a tecnologia assumindo a postura de celebridades ou uma linguagem focada no público jovem, entre outros exemplos.

A novidade foi adiantada pelo The Wall Street Journal e teria revelação marcada para esta quarta-feira (26). O anúncio seria o resultado de meses de testes nas redes sociais da própria Meta, com marcas experimentando a tecnologia de forma selecionada a partir de chats no Instagram.

Nessa etapa, foram testadas duas personalidades mais “descoladas”: baseada no personagem Bender, de Futurama, e outra chamada Alvin, um alienígena curioso que teria levantado preocupações dos engenheiros sobre a possibilidade de ser confundido como um bot para coleta de dados. Na sequência, teria sido criada uma plataforma de criação de chatbots, com celebridades, influenciadores e empresas podendo customizar as personas de acordo com as próprias características.

Personalidade de Bender, de Futurama, foi uma das testadas em experimento da Meta com chatbots, que pode ser oficializado nesta semana (Imagem: Divulgação/Fox)
Personalidade de Bender, de Futurama, foi uma das testadas em experimento da Meta com chatbots, que pode ser oficializado nesta semana (Imagem: Divulgação/Fox)

Seria esse o principal anúncio relacionado ao projeto, com o Gen AI Personas também tendo um foco em ferramentas de produtividade. Aos moldes do GitHub Copilot, por exemplo, a inteligência artificial poderia ser usada como parceira no desenvolvimento de código ou auxiliar na automação de tarefas durante a rotina de trabalho.

Chatbots com personalidade aumentariam engajamento

Como sempre acontece, a ideia seria garantir que os usuários passem mais tempo utilizando as plataformas da Meta. Enquanto a reportagem do The Wall Street Journal não traz confirmações sobre as Gen AI Personas, ela cita executivos da Meta apontando que o ideal é tornar a tecnologia de chatbots mais confortável para os jovens — algo semelhante está sendo feito pela Amazon com a Alexa. Com isso, claro, vem aumento no engajamento e oportunidades para exibição de anúncios.

A Meta não comentou diretamente sobre um possível anúncio, mas como indicado pelo jornal, ele pode acontecer nos próximos dias. Está marcado para acontecer nesta quarta o Meta Connect, evento da dona do Facebook e Instagram com o anúncio de novidades focadas em realidade virtual, metaverso e nas soluções da empresa; como em todo acontecimento do tipo, a IA deve ser um tema central.

Fonte: The Wall Street Journal

Compartilhar matéria no
Chatbot com IA da Meta deve ter persona “descolada” para conquistar jovens
Possessed Photography/Unsplash