O barco elétrico C-8, da empresa sueca Candela, estabeleceu um novo recorde mundial. A embarcação percorreu 777 quilômetros em 24 horas pelas vias navegáveis interiores ao redor de Estocolmo.
Para quem tem pressa:
- O barco elétrico C-8 da empresa sueca Candela estabeleceu um novo recorde mundial ao percorrer 777 quilômetros em 24 horas ao redor de Estocolmo;
- Anteriormente, o recorde pertencia a uma embarcação elétrica da empresa canadense Voltari Electric, que percorreu 146 quilômetros com uma única carga entre a Flórida e as Bahamas;
- O C-8 utiliza hidrofólios retráteis e hélices contra-rotativas duplas para otimizar o desempenho e a eficiência;
- Alimentado pela Polestar, o C-8 possui uma autonomia de 106 quilômetros com uma única carga e atinge uma velocidade de cruzeiro de 37 km/h, segundo a marca;
- O custo total de eletricidade para o percurso foi de US$ 127 (R$ 634), em comparação aos US$ 1.483 (R$ 7,4 mil) que teriam sido gastos em um barco movido a combustíveis fósseis – e as emissões de dióxido de carbono (CO2) foram 99% menores.
Até então, a detentora do recorde era uma embarcação elétrica de 740 cavalos de potência construída pela empresa canadense Voltari Electric. No caso, este barco percorreu 146 quilômetros com uma única carga, entre a Flórida (EUA) e as Bahamas, no Caribe.
Jornada do barco elétrico
Segundo o InsideEVs, o barco C-8 partiu do porto de Frihamnen, na capital, em um dia nublado, elevando-se acima da água graças aos seus hidrofólios retráteis – estruturas semelhantes a asas sob o barco que impulsionam o desempenho e a eficiência – e hélices contra-rotativas duplas.
A embarcação é alimentada pela Polestar, utilizando o mesmo pacote de bateria de 69 quilowatts-hora do Polestar 2, um fastback elétrico.
Graças à bateria da Polestar, a Candela afirma que o C-8 é o barco elétrico de maior autonomia no mercado por uma ampla margem. E provavelmente um dos mais caros, porque seu preço parte de US$ 395 mil (aproximadamente R$ 2 milhões em conversão direta, sem considerar impostos).
A marca sueca afirma que seu barco tem uma autonomia de 106 quilômetros com uma única carga e uma velocidade de cruzeiro de 37 km/h. Para a corrida de recorde, os navegadores alternaram corridas de 45 minutos a uma velocidade máxima de aproximadamente 50 km/h entre cargas, por 24 horas.
Para o recorde mundial, o C-8 usou carregamento rápido em corrente contínua (DC) graças à bateria móvel Voltpack da Northvolt e ao carregador Plug.
O custo total de eletricidade foi de US$ 127 (R$ 634), enquanto num barco convencional movido a combustíveis fósseis teria custado US$ 1.483 (R$ 7,4 mil), de acordo com a marca.