Por Danielle Cassita | Editado por Patricia Gnipper

A nebulosa planetária MyCn 18 está na foto destacada pela NASA nesta terça-feira (3) no site Astronomy Picture of the Day. Ela conta com grandes anéis que formaram uma estrutura que, para alguns, lembra o formato de uma ampulheta. Por isso, a MyCn 18 é popularmente conhecida como Nebulosa da Ampulheta.

Esta foto foi feita em 1995, quando astrônomos usaram o telescópio espacial Hubble para capturar uma série de imagens das nebulosas planetárias, incluindo esta. Os detalhes dela vêm ajudando os cientistas a entender os processos por trás da formação destas nebulosas.

Nebulosa planetária MyCn 18 em foto feita pelo Hubble (Imagem: Reprodução/NASA, ESA, Hubble, HLA; Harshwardhan Pathak)
Nebulosa planetária MyCn 18 em foto feita pelo Hubble (Imagem: Reprodução/NASA, ESA, Hubble, HLA; Harshwardhan Pathak)

Na foto, anéis de gás brilham em diferentes cores, que indicam os elementos presentes ali: o nitrogênio aparece em tons avermelhados, enquanto o oxigênio aparece em azul. A nebulosa também conta com hidrogênio em sua estrutura.

Ela foi formada quando uma estrela parecida com o Sol esgotou suas reservas de combustível para a fusão nuclear que sustenta sua estrutura. Por isso, ela expeliu suas camadas mais externas e deixou para trás seu núcleo, que se tornou uma anã branca.

Nebulosa planetária MyCn-18

Como mencionamos acima, a Nebulosa da Ampulheta é uma nuvem de gás formada por uma estrela que chegou ao fim do seu ciclo. Quando não pôde mais realizar a fusão nuclear, a estrela expeliu parte do material de sua superfície em duas direções.CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A MyCn-18 fica a cerca de 8.000 anos-luz da Terra, e os anéis de sua estrutura chamaram a atenção dos astrônomos. Após diferentes estudos e observações, eles descobriram as forças que atuam ali, sendo as grandes responsáveis pela estrutura da nebulosa.

No centro da nebulosa, há um objeto estelar denso que emite ventos solares altamente energéticos, enquanto seu núcleo forma um campo magnético extremo. Já os anéis são formados por partículas presas em campos magnéticos complexos, emitindo luz conforme mudam de estados energeticamente elevados para estáticos.

Fonte: APOD

Compartilhar matéria no
Destaque da NASA: Nebulosa da Ampulheta é a foto astronômica do dia