Nesta terça-feira (10), a Microsoft anunciou novos dados e produtos de inteligência artificial (IA) para auxiliar organizações de assistência médica a terem fácil acesso e aprender mais com a enxurrada de informações coletadas por médicos e hospitais.
A CNBC aponta que dados da Deloitte mostram que 30% de todos os dados coletados mundialmente são providos pela indústria de ciência e assistência médica.
Contudo, é difícil aproveitar toda essa informação por estarem armazenados em vários formatos e sistemas. Dessa forma, cerca de 97% de todos os dados gerados por hospitais acabam ficando sem uso.
Para isso, a Microsoft criou ferramentas específicas para a área de saúde em sua plataforma de dados e análises chamada Fabric.
- Essas ferramentas permitem combinar dados de diversas fontes, como registros de saúde eletrônicos, imagens, sistemas laboratoriais, dispositivos médicos e sistemas de reclamação, para que as organizações possam padronizá-los e acessá-los em um único lugar;
- A Microsoft está testando o Fabric em parceria com clientes selecionados e o sistema está disponível em capacidade de pré-visualização.
O diretor de informações da Northwestern Medicine, Doug King, expressou entusiasmo sobre o potencial do Fabric para ajudar a melhorar a qualidade de cuidados e atender um maior número de pacientes.
Os dados são reis agora nos cuidados de saúde e isso vai desde a compreensão do que está acontecendo na sala de cirurgia até quantos pacientes estão chegando? Quantos pacientes estão saindo de casa ou do hospital? E então como você pode obtê-los mais rápido?
Doug King, diretor de informações da Northwestern Medicine, em entrevista à CNBC
O estado atual da tecnologia, do Microsoft Fabric, do Azure e da IA generativa, tudo isso vai mudar a maneira como vivemos. E isso vai mudar a maneira como cuidamos dos pacientes. E é provavelmente uma das melhores oportunidades que temos para resolver alguns dos maiores problemas que temos na área da saúde.
Novidades do Azure
A Microsoft também apresentou novas ferramentas para organizações de saúde em seus serviços de IA, o Azure. O Azure AI Health Bot, um chatbot de IA generativa, pode fornecer informações de fontes externas confiáveis, como a Administração de Alimentos e Medicamentos e os Institutos Nacionais de Saúde.
Essa ferramenta pode ser usada para ajudar o pessoal médico a obter informações sobre tratamentos e protocolos internos, além de auxiliar os pacientes em seus portais de saúde.
A Microsoft também lançou o Text Analytics para saúde, que permite a extração de informações médicas importantes de fontes não estruturadas, e três modelos adicionais no Azure AI Health Insights, que visam oferecer aos médicos, enfermeiros e pesquisadores informações mais precisas para tomada de decisões.Essas soluções são parte do esforço da Microsoft para melhorar a experiência do paciente e permitir que os médicos se concentrem em fornecer um atendimento de melhor qualidade.