A cerveja fabricada pela startup de reciclagem Epic Cleantec utiliza águas residuais recicladas de arranha-céu de São Francisco em sua composição.
Startup tem patrocínio da fundação de Bill Gates
- A Epic Cleantec conta com investimento da fundação beneficente de Bill e Melissa Gates, desde 2012 após o “Desafio Reinvente o Toalete”;
- Como informou o The Guardian, o objetivo da startup é fazer que dar visibilidade para a possibilidade reciclagem de água e chamar a atenção para as regulamentações comerciais sobre água potável reciclada;
- A produção foi feita em parceria com a cervejaria norte-americana Devil’s Canyon Brewing Company, que já produziu cerca de 7.200 latas da bebida.
Como explica Aaron Tartakovsky, CEO da Epic Cleantec à AFP, a bebida Epic OneWater Brew foi produzida para aumentar a consciência pública sobre o potencial inexplorado das fontes de águas, enquanto o oeste dos Estados Unidos passa por uma seca crônica exacerbada pelo aquecimento global.
“A cerveja uniu as pessoas basicamente desde o início da civilização humana”, disse Tartakovsky.

A água utilizada pelas cervejas vem de chuveiros, pias e máquinas de lavar do prédio de São Francisco que conta com 550 residências. Parte da água tratada é reutilizada em descargas de vasos sanitários e sistema de irrigação.
A empresa explica que as águas são purificadas em três etapas, como explica a TechXplore.PUBLICIDADE
Na primeira fase a empresa remove os contaminantes do líquido. Para isso, são utilizadas bactérias que atuam de forma semelhante aos micróbios do estômago humano quando recebem alimentos consumidos.
Após isso, o processo de filtragem envolve membranas microscópicas. E, por fim, a água é desinfetada com luz ultravioleta e cloro.
Literalmente não há diferença, não é discernível por ninguém, incluindo pessoas que conheço que são esnobes de cerveja.
No entanto, a cerveja permanecerá como um “produto de demonstração” e não pode ser comercializada devido à lei da Califórnia que impede a venda de mercadorias feitas com água reciclada.
Acho que muitas pessoas, inicialmente e compreensivelmente, estavam céticas em relação ao projeto ou hesitaram em experimentá-lo, mas eu diria que 99% dos que chegaram se sentiram um pouco apreensivos, depois de experimentar.
Muitas vezes, em uma cervejaria, você abre a torneira e qualquer água que conseguir, é com ela que você prepara. No nosso caso, temos tanto controle sobre o processo de tratamento que conseguimos ajustar algumas etapas para dar aos cervejeiros uma tela em branco.
Aaron Tartakovsky, CEO da Epic Cleantec.