A PMM, por meio da Secretaria da Saúde, reiterou alerta para a vacinação de crianças com a chamada “dose zero” da vacina tríplice viral, que protege contra o sarampo. A medida faz parte das ações de intensificação contra a doença, implementadas em função do surto no Estado.
 
O alerta em Marília vai de encontro com o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde. Dos 2.457 casos confirmados no Estado, 332 são referentes a crianças abaixo de um ano, o que corresponde a 13,5% dos casos.
 
“Sem a dose zero, é uma faixa etária que fica muito vulnerável. Antes dos seis meses não deve ser feita essa vacina, mas a partir dessa idade, já pode ser realizada. Como é uma situação nova em relação à rotina na Saúde, estamos reforçando a informação”, disse Alessandra Arrigoni Mosquini, enfermeira supervisora da Vigilância Epidemiológica.
 
Ela ressalta que a “dose zero” não muda a indicações das demais. A tríplice viral deve ser aplicada, respectivamente, aos 12 meses e aos 15 meses, como primeira e segunda dose. Além do sarampo, a vacina protege contra a caxumba e a rubéola.
 
É PARA TODOS
Apesar do alerta específico para as crianças, a recomendação de atualização e vacinação vale para toda a cidade. Por questão estratégica, ônibus da Saúde está estacionado na zona oeste da cidade.
 
A unidade móvel ficará no estacionamento do Supermercado Florentino, localizado na avenida da Saudade, 129, até sábado. Hoje (Quinta-feira) e na sexta-feira e sábado (29 e 30) será o atendimento será das 9h às 19h e no último dia (31) até as 17h.
 
O ônibus da Saúde já realizou mobilização itinerante de vacinação na avenida Vicente Ferreira e na Avenida das Esmeraldas, visando bloqueio no Jardim Tropical, na zona leste. No último sábado, houve atendimento especial e bloqueio no Jardim Renata, região norte.
 
A Vigilância Epidemiológica de Marília informou total de dez casos de sarampo este ano, sendo sete autóctones, ou seja, contraídos no município e três importados. Já foram descartados quatro suspeitos. O total de notificações chegou a 36.
 
SARAMPO NO ESTADO
O Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE), da Secretaria de Estado da Saúde, divulgou novo boletim epidemiológico. Além do primeiro óbito pela doença em território paulista, o documento revelou o registro de 14.335 casos suspeitos, sendo 2.457 confirmados. Já foram descartados 1.270.
 
Ainda estão sob investigação 10.608 casos. O homem que morreu era morador na capital do Estado, tinha 42 anos, doenças pré-existentes e sem histórico de vacinação contra o sarampo. Já foram realizados os bloqueios no esforço de tentar evitar que outras pessoas fossem acometidas.
O maior percentual de casos confirmados concentra-se na faixa etária de 15 a 29 anos (47%). Com base nos dados, a Vigilância aponta que as faixas etárias de maior risco de adoecimento encontram-se entre os bebês abaixo de um ano de idade, os que têm entre um e quatro anos e os adolescentes/adultos entre 15 e 29 anos de idade.
 
VACINAÇÃO
Desde o início deste ano, São Paulo aplicou total de 5,2 milhões de doses contra o sarampo. Foram 2,1 milhão na rotina do calendário vacinal, outras 1,3 milhão em bloqueios, varredura e intensificações nos municípios com casos suspeitos/confirmados e 1,7 milhão na campanha que buscou pessoas entre 15 e 29 anos.

Foto: Visaonoticiasmarilia.com

Compartilhar matéria no