Mania de Explicação 
Adriana Falcão

Esse é um livro que deve ser lido sempre e por todas as pessoas. Com um texto delicadíssimo de Adriana Falcão e ilustrações de Mariana Massarani, “Mania de Explicação” é o que é: um livro que explica, no caso sentimentos, de uma forma poética, criativa e cheia de doçura. É a história de uma menina que gostava de inventar uma explicação para cada coisa e que achava que o mundo de fora era “um pouquinho complicado”. A menina então segue com frases que cabem em cada palavra que ela pensa: o que é filósofo? O que é irritação? O que é solidão? O que é saudade? “Saudade é quando o momento tenta fugir da lembrança para acontecer e não consegue”. O que é lembrança? “Lembrança é quando, mesmo sem autorização, o seu pensamento reapresenta um capítulo”. E nisso a menina de cabelos vermelhos e óculos redondos vai explicando cada coisa que lhe vem à cabeça. Só tem uma palavra que ela não consegue explicar…Bom para quem tem crianças ao redor e quer que eles compreendam os sentimentos de uma maneira leve, carinhosa e divertida. Bom para quem é grandinho também e que muitas vezes se perde no que está sentindo. Bom para quem não sabe dar nome ao sentimento que faz aquela “aguinha” escorrer pelos olhos…


 
 
O Catador de Pensamentos
Monika Feth

Sr. Rabuja é um velhinho que recolhe os pensamentos das ruas. Ele acorda cedinho, todo dia, às seis e meia da manhã quando “o sono ainda cobre telhados como um cobertor quentinho”. Ele anda pelas ruas bem devagar, e “é um homem velho e as pessoas velhas parecem ter os bolsos cheios de tempo”. Então ele anda pela cidade recolhendo pensamentos. Pensamentos bonitos e feios, alegres e tristes, barulhentos e silenciosos. O Sr. Rabuja não faz distinção. Coloca todos os pensamentos na mochila e vai para a casa. Lá ele coloca os pensamentos organizados em prateleiras e de madrugada os coloca em um canteiro onde eles florescem feito fores e se espalham pela cabeça de todos docilmente. Escrito pela jornalista alemã Monika Feth e ilustrado pelo artista polonês Antoni Boratynnski, “O Catador de Pensamentos” nos ensina a acolher nossos pensamentos e a viver os momentos com os mesmo passos que o Sr. Rabuja dá na vida: lentamente, sorrindo e espalhando gentileza.
  
 

Boas leituras!
 
Lídia Basoli é jornalista (UEPG) com especialização em Comunicação pela UEL (Londrina) e Mestre em Comunicação pela UNESP de Bauru. É coeditora e jornalista responsável pela revista Café Espacial junto com o editor e designer gráfico Sergio Chaves. www.cafeespacial.com 
 

Compartilhar matéria no