A mariliense Melina Ibara formou-se em Estética em Tóquio, Japão. Empreendedora na área da Saúde Estética há 14 anos, atua no mercado com atendimento clínico e domiciliar em Saúde Estética e é instrutora de cursos na área da saúde, beleza e bemestar. Em seu currículo a profissional agrega ainda a especialização em Beleza e Bem-estar e também em Auriculoterapia e Acupuntura, ambas pela Appease Relaxation School, na cidade de Hamamatsu, Japão. No Brasil, graduou-se em Saúde Estética pela IBRAMAEC na cidade de São Paulo, é pós-graduada em Dermaticista pelo Instituto Ibeco (SP), especializada em Cosmetologia pela IBRAMAEC e especializada em Estética Paliativa pelo Instituto Vitallis, em São Manuel (SP). A seguir, confira mais detalhes sobre a atuação da profissional.
ESTÉTICA PALIATIVA
Cuidados paliativos são aqueles oferecidos para pacientes com uma doença sem cura conhecida e que ameace a vida, em busca de uma melhor qualidade de vida através da prevenção e do alívio do sofrimento que a doença por ventura proporcione, tais como câncer, HIV, ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica), entre outras. Entre os cuidados oferecidos está a massagem paliativa, que consiste em movimentos lentos e longos feitos de acordo com a necessidade do paciente naquele momento, associada à massagem dos sentidos.
“Existem diversos protocolos (faciais e corporais) que podemos trabalhar na estética paliativa. Hoje é um suporte para os pacientes conseguirem enfrentar estes tratamentos tão dolorosos”, explica Melina. “Os cuidados paliativos compreendem o aspecto físico, espiritual, psicológico e social – desde o diagnóstico da doença até a terminalidade. E a estética paliativa irá cuidando do paciente dentro das nossas possibilidades. Afinal, ao longo desses tratamentos são enfrentados alguns efeitos colaterais como edemas na pele e dores. E alguns protocolos de bem-estar e papoterapia (uma espécie de rodas de conversa) ajudam a melhorar a autoestima do paciente. Com isso, conseguimos acrescentar alegria e bem-estar aos dias dos pacientes, mostramos que existe vida e não sobrevida depois do diagnóstico. E isso só é possível quando focamos exclusivamente no paciente – e não na doença”.
A terapia não possui contraindicação, desde que seja realizada por um profissional capacitado. “Com ela podemos obter muitos benefícios, porque a massagem diminui os escores de tensão, inchaço, ansiedade, náuseas, depressão, insônia, além de manter a pele hidratada e saudável”, pontua a profissional.
Imagem ilustrativa da técnica com microagulhamento
MICROAGULHAMENTO COM DRUG DELIVERY
O microagulhamento é uma técnica capaz de suavizar rugas, melhorar a textura, aumentar a luminosidade e combater a flacidez, melhorando a aparência geral da pele. “Na verdade, é um procedimento estético que vem ganhando cada vez mais espaço no tratamento contra o envelhecimento por facilitar a permeação dos ativos – “drug delivery” – nas camadas internas da pele. É uma técnica empregada com a finalidade de fazer pequeníssimos furos na pele (microlesões) para estimular a função dos fibroblastos – células responsáveis por produzir colágeno – de forma a promover a restauração da pele que sofreu danos com a passagem do tempo”, explica a profissional.
Hoje, há uma infinidade de dermocosmeticos que podem ser associados com esse tipo de tratamento. “Entre eles há um novo conceito rejuvenescedor, um dos maiores avanços na cosmetologia que hoje é o primeiro peptídeo em pó capaz de atuar na redução não invasiva das rugas mímicas, graças à sinergia entre ativos com altíssima concentração semelhante à toxina botulínica, mas lembrando que o resultado da toxina permanece por apenas quatro a seis meses”, detalha Melina. “Este inovador ativo promove a suavização de contração muscular, mecanismo único pré e pós-sináptico e reduz rugas de expressão, proporcionando um novo contorno facial”, completa.
INTRADERMOTERAPIA PRESSURIZADA
A intradermoterapia pressurizada corporal consiste em um procedimento minimamente invasivo baseado na aplicação de enzimas diretamente no local a ser tratado, feita por um aparelho de injeção sem agulhas. “Esta técnica garante um tratamento eficaz, confortável e quase indolor. Tem como objetivo de amenizar gordura localizada, celulites, flacidez, manchas, papada, rugas e queda de cabelo”, informa Melina. A intradermoterapia facial tem o objetivo de melhorar a qualidade da pele, aumentar a hidratação e o tônus dos tecidos profundos, proporcionando uma melhora estética da face.
O procedimento permite, inclusive, clarear manchas. “A administração dos ativos ocorre através de uma alta tecnologia, que possibilita a injeção por um jato de pressão dosada, ou seja, totalmente sem agulhas preservando o tecido”. Este tratamento é indicado para celulite, gordura localizada, flacidez, alopécia e desvitalização da pele da face, tanto em homens quanto em mulheres. “O grande diferencial está nas composições dos ativos, que devem ser prescritos pelo profissional, de acordo com o biotipo e necessidades de cada paciente”.
OUTRAS NOVIDADES
Outra grande novidades da saúde estética é o Microjett – Jato de Plasma, indicado para tratamentos de face e corpo e os Fios de Sustentação de Ouro – um tipo de lifting sem corte, procedimento feito para face, pescoço e colo.
A dermaticista Melina Ibara
SAIBA MAIS
Para saber mais sobre estes e outros procedimentos, visite a clínica que fica na Rua Carlos Botelho, 703. O telefone para contato é o (14) 99665-5227.