Casa compacta foi planejada para manter iluminação e ventilação natural, e combina inovação com materiais reaproveitados
O Festival Mundial de Interiores aconteceu recentemente em Cingapura, premiando residências e empreendimentos de destaque no setor. O vencedor do World Interior of the Year foi um projeto compacto e multiuso, com uma casa principal, um apartamento independente e uma loja. Ainda, o projeto contou com uma varanda e utilizou materiais reaproveitados de outras instalações.
Interior do ano
A instalação vencedora fica no endereço 19 Waterloo Street, em Sydney, na Austrália, e foi construída pela empresa SJB.
A instalação multiuso fica em um local dominado por casas e armazéns, em uma região que já foi conhecida pelo comércio têxtil. Assim, a companhia remodelou o empreendimento para abrigar um apartamento, uma loja e uma casa em um terreno relativamente pequeno, de 69m², que ainda continha uma varanda.
Como é a casa compacta vencedora
- De acordo com o site New Atlas, a casa foi planejada para manter a iluminação natural e a ventilação, que eram os focos do projeto.
- Ela foi decorada com tijolo e madeira, para se tornar convidativa. Inclusive, o exterior é feito com tijolos recuperados que sobraram de um projeto na região, coberto com uma vegetação natural.
- Um comunicado de imprensa do prêmio revelou que a casa foi decorada de forma a ser vista pelas pessoas que passam na rua como “um conjunto aleatório de aberturas”, mas que, para quem está do lado de dentro, é na verdade “uma pilha altamente sintonizada de quartos”.
- De acordo com a premiação, isso gerou “um alinhamento satisfatório e um jogo de luz”.
- O mobiliário e a decoração, como quadros e artesanatos, ainda reforça o uso de materiais reaproveitados.
Veja fotos:
Por Vitoria Lopes Gomez, editado por Bruno Capozzi/Olhar Digital