Na coluna de hoje, Leandro Alvarenga explicou se a lei permite que smartphones nos “escutem” sem que saibamos
Na edição desta quinta-feira (21) da coluna Seu Direito Digital, o consultor de privacidade e tecnologia e colunista do Olhar Digital Leandro Alvarenga falou sobre um relatório que, aparentemente, confirmou uma suspeita que muitos já tinham. O seu celular te ouve e abastece publicidades com informações suas, pessoais.
Ao que tudo indica, a equipe de marketing do conglomerado de mídia estadunidense Cox Media Group conseguia ouvir as conversas de consumidores por meio de diferentes dispositivos, como smartphones e Smart TVs. E disse que a prática é legal.
Leandro Alvarenga explicou se a lei permite isso.
O consentimento não pode ser aquela letrinha de rodapé, ele tem que ser explícito, claro, objetivo, deixando explicado qual é a finalidade e que dados vão ser coletados, o que não me parece adequado num termo de uso de um software, num termo de uso de um celular que permite que você faça isso. É uma cláusula abusiva, sem sombra de dúvidas, tanto na Europa quanto no Brasil quanto nos Estados Unidos,tanto é que a empresa viu risco e voltou atrás exatamente por isso, né?
Leandro Alvarenga
A coluna Seu Direito Digital é exibida toda quinta-feira durante o Olhar Digital News. Acompanhe!