Diferentemente de Alan Rickman, que leu os livros antes de gravar Harry Potter, Gary Oldman não sabia o que aconteceria com seu personagem
Sirius Black é um personagem querido tanto nos livros da saga Harry Potter quanto nos filmes. Gary Oldman, ator que interpretou o padrinho do protagonista no cinema, sabe disso e considera que sua atuação no papel foi “medíocre”, não fazendo jus ao personagem. Ainda, em um podcast, ele disse que faria tudo diferente, se pudesse.
Gary Oldman não ficou satisfeito com Harry Potter
Oldman, conhecido por trabalhos como Batman: O Cavaleiro das Trevas, Drácula e O Destino de Uma Nação, que lhe rendeu um Oscar, deu a declaração ao podcast Happy Sad Confused.
Uma das razões para considerar sua própria atuação medíocre, segundo ele, é não ter lido os livros que deram origem ao filme.
Talvez se eu tivesse lido os livros como Alan [Rickman], se tivesse me adiantado, se soubesse o que estava por vir, acho que teria interpretado de uma forma diferente.
Gary Oldman
Rickman interpretou Severo Snape, o professor de Hogwarts e inimigo de Sirius Black. Em diversas ocasiões antes de falecer, em 2016, ele afirmou que leu os livros de Harry Potter e conversou com a autora da saga, J.K. Rowling.
Assim, ele sabia o que ia acontecer com o personagem no final dos filmes e pode implementar sua atuação.
Já para Oldman, não ter esse conhecimento o prejudicou, pois ele não sabia a total importância de Sirius Black para o protagonista e suas próprias motivações.
Carinho pela saga
- Apesar da afirmação, Gary Oldman não despreza a sequência de filmes de Harry Potter e, em mais de uma entrevista, já revelou ter carinho pelo personagem e pela franquia.
- Recentemente, Oldman disse no programa The Drew Barrymore Show que é grato à saga, pois ela o permitiu “fazer menos trabalho com mais dinheiro e depois estar em casa com as crianças”.
- Ele explicou que sua participação na franquia se deu em um momento de divórcio, em que o ator ficou com a guarda dos dois filhos. Além disso, era uma época em que filmes estavam sendo gravados no exterior, e Harry Potter o permitiu ficar perto de casa.
- Ainda, no podcast, o intérprete de Black explicou que costuma achar suas atuações anteriores medíocres porque busca constantemente evoluir no próprio trabalho.
Sirius Black em Harry Potter
Sirius Black foi melhor amigo do pai de Harry e padrinho do protagonista. Ele apareceu pela primeira vez no filme Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, de 2004.
Por Vitoria Lopes Gomez, editado por Lucas Soares