A Volt, fabricante de bicicletas com sede em Londres, anunciou a chegada de mais uma tecnológica e compacta e-bike. Chamada de Volt Lite, a nova bicicleta dobrável superleve (se comparada a outras) foi feita à mão a partir de um processo artesanal e impressionou por seu desempenho: bateria de 60 milhas e 378 Wh (96,5 km).
- Pesando 17 kg, a Volt Lite tem pedal assistido e sistema de ajuda motora para enfrentar inclinações;
- Compactada, a e-bike cai para 34 × 19,5 × 27,5 pol. (tamanho original 86,36 × 49,53 × 69,85 cm) quando dobrada, e ainda tem ímãs funcionais para auxiliar no transporte;
- Ela também possui bateria removível padrão de 252 Wh e um motor leve Bafang M820 de tração central;
- Há ainda uma versão com GPS acoplado — opcional;
- A Volt Lite custará a partir de £ 2.899 (aproximadamente US$ 3.650).
De acordo com o New Atlas, entre outras principais especificações estão as rodas de 20 polegadas (aprox. 51 cm) envoltas em pneus Schwalbe Big Ben — eles são resistentes a furos —, freios a disco hidráulicos Tektro, iluminação LED dianteira e traseira e um descanso lateral.
Ao portal, a Volt informou que a e-bike estará disponível a partir de julho deste ano. Além disso, há chances de que a venda seja expandida para “fora do Reino Unido”.
Vale explicar que, uma e-bike “feita à mão” (ou hand-built, em inglês) refere-se a uma bicicleta elétrica montada ou construída à mão, em oposição a ser produzida em massa em uma linha de montagem automatizada. Por trás do conceito há um processo artesanal, o que significa que cada componente da bicicleta foi cuidadosamente selecionado, montado e ajustado por artesãos qualificados.
Às vezes, no entanto, o termo significa apenas que a montagem final foi realizada manualmente, enquanto os componentes individuais podem ser produzidos de maneira mais tradicional ou automatizada. Geralmente, essas as informações podem ser checadas no manual de especificações.