A Unidade de Radioterapia da Santa Casa de Marília recebeu o acelerador linear da fabricante Varian Medical Systems, neste dia 21 de janeiro. O equipamento chegou em dois caminhões e precisou de máquinas para ser içado e posicionado até a entrada do prédio, com fachada para a rua 21 de abril e com obras já em fase de acabamento.

O próximo passo agora é a concretagem da base onde ficará o equipamento, junto ao suporte já colocado no local em que será instalado o acelerador linear, para que posteriormente seja dado início à montagem do mesmo.

Com o equipamento instalado, inspeção será realizada sob a supervisão do Ministério da Saúde para a liberação final da obra.

A expectativa é que até o final deste primeiro semestre a nova unidade esteja liberada para funcionamento. Outra etapa importante será a formação de equipe de profissionais para atuar na Radioterapia da Santa Casa de Marília.

Na semana passada, a engenheira civil do Ministério da Saúde, Laícia Freitas de Lima, esteve no prédio e constatou que 90% das obras já foram executadas. A profissional elogiou o andamento dos trabalhos e a iminente entrega das instalações da Unidade de Radioterapia da Santa Casa de Marília.

As obras estão em fase de acabamento, com instalações elétricas, pinturas de paredes e tetos, implantação do sistema de climatização, calçamento e colocação de acessórios hidráulicos sendo finalizados.

A Incorplan é a construtora responsável técnica pelas obras e a Concremat faz a fiscalização dos trabalhos para a implantação do novo prédio onde vai funcionar a Unidade de Radioterapia da Santa Casa de Marília.

A Santa Casa de Marília foi incluída no Plano Nacional de Expansão da Radioterapia, em 2018 e com o empenho da Direção do Hospital, contando com o apoio de parlamentares, o Ministério da Saúde autorizou o início das obras em 2022.

Com área total de 2.151,70 m² e área construída de 804,94 m², a referida Unidade de Radioterapia vai proporcionar o tratamento integral do câncer na Santa Casa de Marília, que já realiza, há mais de 20 anos, consultas, exames, cirurgias e sessões de quimioterapia.

As sessões de radioterapia atenderão uma população de aproximadamente 1,3 milhão de habitantes em 62 municípios do DRS IX (Departamento Regional da Saúde).

Compartilhar matéria no
Unidade de Radioterapia da Santa Casa de Marília já recebe acelerador linear