A ministra da Saúde, Nísia Trindade, afirmou nesta quarta-feira (21) que a vacinação de dengue para crianças é uma “aposta de médio e longo prazo” para solucionar a situação de doença, e que é necessária uma força-tarefa de toda a população para frear a proliferação do mosquito.

A fala de Nísia se deu no lançamento de um programa de mobilização contra a dengue nas escolas de todo o país, na Escola Classe Juscelino Kubitschek, localizada na região do Sol Nascente (DF). A região é uma das mais atingidas no Distrito Federal, a unidade da federação com maior número de casos por 100 mil habitantes.

“Nós conhecemos as epidemias de dengue há 40 anos, é possível cuidar, evitar mortes e combater o mosquito. A vacina não responde à crise desse momento. Vamos seguir progredindo com a vacinação, mas ela é uma aposta de médio e longo prazo, não uma resposta para este momento”, afirmou a ministra.

“Este ano, temos vários sorotipos da dengue circulando, o que aumenta o número de casos, além do aumento do mosquito com as mudanças climáticas, calor excessivo, mudança nas chuvas e tudo o que estamos vivendo”, continuou. No início do mês, o Ministério da Saúde iniciou pela capital federal a estratégia de vacinação contra a dengue em crianças de 10 a 11 anos.

À medida que novos lotes forem entregues pelo laboratório fabricante, a aplicação de doses vai avançar progressivamente até contemplar todo o público-alvo inicial, de 10 a 14 anos, conforme estratégia traçada pelo Ministério da Saúde com a participação dos conselhos representantes dos secretários de saúde estaduais e municipais. Ao todo, 521 municípios foram selecionados pela pasta para receber essas doses e distribuí-las entre crianças e adolescentes.

Fonte: CNN

Compartilhar matéria no
“Vacina contra dengue é aposta de médio e longo prazo, não resposta de momento”, diz ministra da saúde
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil