O ano de 2020 chegou e os investimentos de inovação e sustentabilidade na Universidade de Marília (Unimar) não param. A instituição acaba de adquirir três usinas fotovoltaicas que serão responsáveis por captar a radiação do sol e transformá-la em energia para utilização nas atividades diárias. Os estudantes terão a oportunidade de participar de todo o processo de implantação.
De acordo com o Pró-Reitor Administrativo da Unimar, Marco Antonio Teixeira o projeto, que foi elaborado em parceria com a Canadian Solar, terá condições de produzir mais de 3,25 megawatts pico (Mwp) e será instalado próximo à Arena de Eventos. “Temos um compromisso muito grande com a sustentabilidade e chegou a hora de gerarmos energia limpa e sermos a única instituição de ensino de Marília a operar essa inovação”, comenta.
O Pró-Reitor explica que a maior usina terá capacidade de gerar 1,8 Mwp para utilização na Universidade, enquanto outra de 1,45 Mwp será para produção e fornecimento de energia ao Hospital Beneficente Unimar e uma terceira, com dois Kits de 6 kilowatt pico (Kwp), será disponibilizada para uso experimental dos acadêmicos dos cursos de graduação e pós-graduação, incluindo Engenharias e Arquitetura e Urbanismo.
Os estudantes da Universidade, inclusive, serão peça chave na implantação do projeto. Juntos com a equipe da Canadian Solar, terão a oportunidade de participar das etapas de construção e instalação dos painéis fotovoltaicos que deve levar de 7 a 8 meses. A perspectiva é que o retorno do investimento aconteça em até cinco anos.
![Universidade de Marília adquire três usinas de captação de energia solar](https://dmarilia.com.br/wp-content/uploads/2020/02/UNIMAR.jpg)