“Será que o que vem DE FORA nos atinge ?“
No Capítulo 7, Versículos 14-23 do Evangelho de Marcos, escrito há QUASE 2.000 ANOS, Jesus ensina:
“… Não compreendeis que nada que DE FORA entra na pessoa e a TORNA IMPURA, porque NÃO entra em seu coração, mas em seu estômago, e vai para a fossa?”
…
“O que SAI da pessoa é que a TORNA IMPURA.
Pois é DE DENTRO do coração humano, que saem as “más intenções“: imoralidade sexual, roubos, homicídios, adultérios, ambições desmedidas, perversidades, fraudes, devassidão, inveja, calúnia, orgulho e insensatez.
Todas essas coisas SAEM de DENTRO, e são elas que tornam alguém IMPURO.”
*****
A sociedade do tempo de Jesus pensava que alguns alimentos (porco, coelho, algumas aves, etc) tornavam as pessoas “impuras”, “SEM a santidade”.
Por isso, havia uma enorme lista de “alimentos proibidos”.
O Mestre, novamente é sinônimo de contradição, e assevera que o que afasta as pessoas de Deus , e as torna impuras, SÃO as coisas RUINS que elas podem fazer (pensamentos, atos, ações, condutas …)
O que “vem de FORA”, NÃO tem a capacidade de tornar a pessoa IMPURA.
Alimentos que comemos, ou até mesmo Pensamentos, Atos, Ações, Condutas (de OUTRAS pessoas), NÃO tem a capacidade de tornar-nos impuros.
*****
Na atualidade, o yogi(praticante de yoga), místico e escritor indiano Jaggi Vasudev (3/9/1957), comumente referido como Sadhguru, sobre o mesmo tema, deu a seguinte declaração :
” As pessoas me perguntam :
Sadhguru como você trabalha com todas estas pessoas, todo tipo de perguntas horríveis que elas fazem, elas fazem isso e aquilo …
Eu digo que minha vida NÃO é sobre elas, é sobre MIM, é sobre como EU sou …
Isto é sobre mim.
NÃO importa o que elas são, a escolha é DELAS .
Mas como EU SOU, é ESCOLHA MINHA.
Este é o MEU jeito.
NÃO importa o que elas façam.
EU sou assim.
Porque eu NÃO dei esta liberdade a ninguém.
Que alguém possa me enlouquecer …
Que alguém possa me irritar …
Que alguém possa me fazer feliz …
Que alguém possa me fazer infeliz …
Estes privilégios eu guardei para MIM MESMO.
Está na hora de você fazer isto para você também.
Pois, se outra pessoa pode decidir o que acontece dentro de você neste momento, não seria esta a MAIOR das ESCRAVIDÕES ?
O que acontece à nossa volta não é 100 % nosso, mas o que acontece DENTRO de MIM, deve ser criação MINHA, não é ?.”
*****
Não discordando das variadas hipóteses que enunciam supostas “”Energias” que teriam “poder” de influenciar, negativa ou positivamente nossas vidas, pelo jeito, “na teoria”, isto dependeria DIRETAMENTE das nossas “ESCOLHAS“, se deixamos, ou não, que estes “ESTÍMULOS EXTERNOS” nos ATINJAM.
O problema vai por conta de, quantos entre nós estamos devidamente capacitados para conseguirmos agir assim, e nos blindarmos, NÃO deixando que, o que “VEM DE FORA“” nos ATINJA ? Parece ser MUITO difícil, complicado e complexo !
Prá finalizar, vai mais um pensamento atribuído ao mesmo yogi :
“Para Sadhguru, há uma diferença muito grande em FAZER o que GOSTAMOS, e FAZER o que É NECESSÁRIO. Se você faz “SÓ“ o necessário, NÃO existirá o “gostar” e o “NÃO gostar” de algo. Se você conseguir transcender isto, e fazer APENAS o que é NECESSÁRIO, estará com 90% do seu trabalho espiritual acabado.”
Ótima semana !
João Evaristo e família