Uma das frutas mais presentes na mesa dos brasileiros, a banana não cativa somente pelo seu sabor agradável, mas também por sua ampla gama de benefícios para a saúde.
Além de ser uma opção economicamente acessível, a fruta é rica em potássio e vitamina B6, favorece a saúde cardíaca e ainda é uma excelente fonte de energia.
A seguir, conheça os motivos para incorporar este alimento, originário do sudeste asiático, em sua rotina alimentar.
Afinal, quais os benefícios da banana?
Aumenta a ingestão de fibras
A recomendação de ingestão diária de fibras para um adulto gira em torno de 22 a 34 gramas, variando conforme a idade e o sexo.
Nesse aspecto, a banana mostra-se uma aliada significativa. Apenas uma unidade de tamanho médio (cerca de 18 cm de comprimento) fornece 3 gramas de fibras.
Benefícios para a saúde do coração e redução do colesterol ruim
As fibras, especialmente as solúveis, encontradas em abundância na fruta, têm o potencial de reduzir o colesterol “ruim” (LDL), contribuindo para minimizar os riscos de doenças cardíacas e acidentes vasculares cerebrais.
Além disso, a presença de potássio na banana auxilia no controle da pressão arterial, pois este mineral aumenta a excreção urinária de sódio e alivia a tensão nas paredes dos vasos sanguíneos.
Fornece energia
A banana é uma ótima fonte de carboidratos, a principal fonte de energia do organismo. Além disso, a vitamina B6, presente na fruta, auxilia o metabolismo energético e apoia a saúde cerebral.
Como fonte natural de eletrólitos, como o potássio, a banana é essencial para um desempenho muscular adequado.
Ajuda na prevenção de câncer
Um estudo aponta que o consumo de bananas verdes pode reduzir o risco de diferentes tipos de câncer em mais de 60%.
A pesquisa, desenvolvida por cientistas da Universidade de Newcastle, no Reino Unido, descobriu que o amido resistente presente em bananas verdes e cereais poderia ser uma ferramenta valiosa no combate à doença.
Fonte: Catraca Livre