Acordo deve estender infraestrutura brasileira até a cidade de Leticia, na fronteira; o investimento será de R$ 268 milhões
O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, assinará na quarta-feira, 17 de abril de 2024, um acordo com o governo da Colômbia para levar internet de fibra ótica até o município colombiano de Leticia, que fica na fronteira com Brasil e Peru. Essa assinatura ocorrerá durante a viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao país.
O Ministério das Comunicações planeja estender a infraestrutura brasileira com uma estrada digital chamada Infovia 02, que terá 1.100 km de extensão. Essa estrada digital irá ligar 13 municípios da região norte do Brasil, incluindo Tabatinga, no Amazonas, que faz fronteira com a Colômbia.
O acordo está sendo discutido desde 2023 e receberá um investimento de R$ 268 milhões, de acordo com o Ministério das Comunicações. O governo espera concluir a obra até 2025, mas ainda é necessário obter um licenciamento ambiental para realizá-la.Anuncios
No ano passado, Lula e seus ministros estiveram em Leticia para participar da reunião técnico-científica da Amazônia. Essa cidade faz divisa com Tabatinga, no extremo oeste do Amazonas, na região da tríplice fronteira entre Colômbia, Brasil e Peru.
O chefe do Executivo viajou novamente para Bogotá, capital da Colômbia, nesta terça-feira, 16 de abril, a convite do presidente Gustavo Petro.Anuncios
No encontro entre os dois líderes, é esperado que eles discutam assuntos como cooperação técnica bilateral, desenvolvimento sustentável relacionado à Amazônia (já que ambos os países têm fronteira com a floresta), processos de integração entre os países e a situação da Venezuela, que realizará eleições presidenciais ainda neste ano.
Além do acordo para expandir a infraestrutura de fibra ótica brasileira, também é esperado que Lula e Petro assinem acordos sobre os seguintes temas:
- Memorandos de entendimento sobre combate ao tráfico de pessoas
- Direitos humanos
- Cooperação cultural
- Desenvolvimento agrário
- Cooperação policial
- Ajustes ou instrumentos na área de cooperação técnica, gestão de território e empreendedorismo
- Combate à fome
- Cartografia