Na noite de sexta-feira (10/5), uma aurora boreal extraordinária iluminou os céus do Reino Unido, uma visão rara que encantou observadores em todo o país, inclusive no sul, onde esse espetáculo é ainda mais incomum. Compartilhadas nas redes sociais, as fotos dessas luzes vibrantes despertaram admiração e fascínio. E, segundo especialistas, há a possibilidade de que essas luzes surpreendam novamente na noite deste sábado (11/5).

A aparição da aurora boreal não se restringiu ao Reino Unido; ela foi avistada em vários países após uma das tempestades geomagnéticas mais intensas em anos atingir a Terra. A Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA (NOAA) emitiu até mesmo um raro alerta de tempestade solar, aumentando as chances de avistamento dessas luzes fenomenais.

O céu claro na noite de sexta-feira permitiu que pessoas em quase todos os lugares do Reino Unido testemunhassem esse espetáculo celestial. Além disso, registros da aurora boreal foram feitos em outros países europeus e até mesmo na América do Norte e na China.

Apesar de ser mais comum avistar a aurora boreal em regiões ao norte do Reino Unido, eventos como esse são raros e proporcionam uma experiência única e memorável. O fenômeno, causado pela interação das partículas solares com os gases atmosféricos da Terra, resulta em uma exibição deslumbrante de luzes coloridas que atravessam o céu noturno. E, como sempre, encontrar um lugar longe da poluição luminosa, com um céu claro, aumenta as chances de presenciar esse espetáculo da natureza.

Compartilhar matéria no
Aurora boreal aparece em lugares raros e cientistas explicam como isso foi possível, saiba os riscos desse fenômeno