O presidente da Câmara Municipal, Eduardo Nascimento, reapresentou um requerimento solicitando informações detalhadas da Prefeitura sobre a previsão de retomada do atendimento na Unidade de Saúde da Família (USF) Jóquei Clube “Augustino Manna”, localizada na Rua Japão, 380. A unidade está fechada desde 4 de janeiro de 2023, após danos causados por chuvas e pelo provável rompimento de uma caixa d’água.
“Destaco que, por meio do Requerimento nº 732/2023, de minha autoria, apresentado em 26 de abril de 2023 e aprovado por unanimidade nesta Casa de Leis, solicitamos informações sobre a reforma da unidade. Contudo, a resposta da Prefeitura foi evasiva, informando apenas que estavam abrindo uma ata de pequenas reformas, reparos e adequações, e que o retorno da equipe à sede da USF Jóquei Clube ocorreria assim que as adequações estruturais fossem realizadas. Desde então, mais de um ano se passou e a unidade continua fechada. A população necessita de respostas, os servidores da unidade também”, ressaltou Nascimento.
O documento solicita as seguintes informações: Previsão de Entrega da Reforma: Qual é a data prevista para a conclusão das obras na USF Jóquei Clube? Data de Retorno do Funcionamento: Quando a unidade de saúde será reaberta para atendimento ao público? Cópias do Cronograma de Obras: Solicito o cronograma detalhado das obras de reforma da USF. Além de solicitar, o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), visto que a Prefeitura havia informado que estava abrindo licitação para contratação do projeto de AVCB para todas as unidades de saúde.
Em 2023, a Prefeitura de Marília indicou em nota que o rompimento de uma caixa d’água foi o principal motivo para a evacuação e proibição de uso da edificação. Porém, até hoje, o prédio não foi devolvido à população. Alguns moradores da região relataram a Nascimento a dificuldade em obter atendimento.
“O imóvel está abandonado, deteriorando por falta de manutenção pela Prefeitura de Marília. É inadmissível uma unidade de saúde ficar um ano fechada e seu atendimento ter sido deslocado para outro bairro. A população da região precisa se deslocar mais de 2 km para chegar até a USF Santa Paula/Marajó, incluindo idosos, crianças, doentes e pessoas com deficiência. Isso é cruel, especialmente durante uma epidemia de dengue, quando o atendimento deveria ser próximo às residências. A USF Santa Paula/Marajó está sobrecarregada, atendendo duas regiões diferentes, e o médico da USF Jóquei Clube foi realocado para outra unidade. A Prefeitura precisa resolver essa situação urgentemente, mas vamos continuar fiscalizando e cobrando soluções”, concluiu o vereador.