• Post category:Casa

Alimentos que emitem etileno devem ficar afastados dos que são sensíveis a ele. Confira quais!

Por Elissandra Silva – Site https://www.minhavida.com.br/

Andrii Zorii/GettyImages

Você já reparou que algumas frutas e legumes parecem estragar mais rápido em certas situações? Isso pode ser um indício de que o armazenamento não está sendo feito do modo correto.

Todos sabem que há alimentos que devem ser guardados em locais refrigerados, enquanto outros devem ser armazenados em locais secos e arejados. O que muita gente ainda não conhece é o fenômeno que ocorre quando há a junção de algumas frutas e legumes específicos: eles podem acelerar o processo de amadurecimento e fazer com que outros vegetais estraguem mais rápido.

Ana Paula Arantes, nutricionista do Instituto Nutrindo Ideais, explica a razão por trás desse fenômeno. “Algumas frutas liberam um gás etileno, que pode acelerar o amadurecimento de outros frutos. Legumes como cebola e batata também estão entre os principais responsáveis pelo apodrecimento de outros alimentos, devido à umidade”.

Quais alimentos não devem ser guardados juntos?
No geral, alimentos que liberam muita umidade, como cebola, batata e frutas com alto teor de água, podem favorecer o desenvolvimento de fungos e bactérias e, consequentemente, acelerar o processo de deterioração em outros alimentos.

Mas para além disso, o etileno, gás que está presente em alguns frutos e vegetais, costuma ser o principal responsável pelo apodrecimento gerado pela interação entre alimentos específicos. Para evitar que isso aconteça e minimizar o desperdício de comida, basta deixar tudo que contém etileno afastado dos alimentos que são sensíveis ao gás. Confira quais são eles na tabela abaixo!

“A interação entre esses alimentos pode afetar a qualidade nutricional por conta do amadurecimento acelerado e apodrecimento. Com isso, mesmo que o alimento ainda aparente estar em bom estado para consumo, ele não fornecerá os nutrientes que poderia oferecer se estivesse sendo bem armazenado”, alerta a nutricionista.

Quais as melhores práticas de armazenamento de frutas e legumes?

É possível prolongar a vida útil de frutas, legumes e verduras adotando práticas bem simples. Ana Paula sugere:

  • Separar os alimentos que emitem etileno dos que são sensíveis a ele.
  • Armazenar frutas e vegetais em locais frescos, secos e bem ventilados.
  • Evitar lavar frutas e vegetais antes de armazená-los, pois a umidade pode acelerar a decomposição.
  • Não guardar frutas e vegetais em sacos fechados para permitir a circulação de ar.
  • Vigiar periodicamente os alimentos e retirar qualquer alimento que esteja começando a apodrecer para evitar que apodreça os outros.
  • Utilizar cestas apropriadas para facilitar a organização dos alimentos e evitar que eles se amassem.
  • Guardar batatas, cebolas e alhos em locais frescos, secos e escuros, longe da luz direta do sol.
Compartilhar matéria no
Mantenha longe! Essas frutas e legumes fazem outros vegetais por perto estragarem mais rápido