• Post category:Moda
HUGOxLES_BENJAMINS_by_Nina-Raasch

Para o outono/inverno de 2024, a HUGO une forças com a marca de streetwear Les Benjamins, sediada em Istambul, para lançar uma coleção que explora a interculturalidade – onde o Oriente encontra o Ocidente. Mais do que uma colaboração, a união das duas marcas marca uma celebração de histórias compartilhadas, diálogos culturais e o poder unificador da expressão criativa por meio da narrativa reflexiva.

Fundada em 2011 pelo designer e fotógrafo Bünyamin Aydin, a Les Benjamins chegou à vanguarda do streetwear de luxo, misturando a herança turca com a cultura contemporânea por meio de histórias convincentes e uma filosofia de design exclusiva. A HUGO, conhecida por sua alfaiataria incomparável e estilo de rua característico, traz sua habilidade artesanal histórica para a parceria com a Les Benjamins.

HUGO x Les Benjamins é um tributo à rica tapeçaria que define nossa narrativa global. Combinando a ousada e eclética estética oriental com o clima moderno da alfaiataria da HUGO, esta cápsula de looks de rua e acessórios convida os usuários a embarcarem em uma jornada estilística inspirada na história, com curadoria cultural e sob medida para a tradição.

A seleção de 18 peças inclui estilos masculinos, femininos e de gênero neutro. Na moda masculina, os destaques incluem um conjunto com bordas cruas, uma jaqueta bomber estilo varsity e um terno boxy trespassado, além de peças descontraídas, incluindo camisetas gráficas e um moletom com estampa de cisne. Um conjunto – com um blazer sob medida e uma saia combinando – também está presente na oferta de roupas femininas, que inclui outros designs arrojados, como calças wide legs, blusas regatas, meias e uma versão contemporânea da clássica camisa branca. O segmento de gênero neutro da cápsula apresenta um impressionante trench coat preto e um chapéu bucket casual e descolado.

Em toda a coleção, a iconografia recorrente tece uma história de amor, união e confiança. Um emblema de cisne esboçado serve como símbolo da união entre a Turquia e a Alemanha, enquanto os detalhes de rosas bordadas significam o amor duradouro que conecta famílias e parceiros, apesar das distâncias que podem separá-los.

Divulgação

Uma insígnia de chave dupla também se destaca, reconhecendo a força dos “Key Kids” – os filhos de Gastarbeiter, que usavam as chaves de casa no pescoço. Demonstrando independência e responsabilidade desde pequenos, eles voltavam para casas vazias enquanto seus pais trabalhavam. O emblema da chave dupla não apenas homenageia a resiliência, mas simboliza a ambição da cápsula de abrir portas para a próxima geração, oferecendo-lhes um caminho para criar suas próprias narrativas. A etiqueta com o logotipo HUGO x Les Benjamins acrescenta um toque de assinatura a cada peça, unindo a coleção sob uma bandeira de excelência colaborativa.

O lançamento da cápsula é acompanhado por uma campanha inspiradora que explora a experiência de crescer como turco na Alemanha. Capturada em Berlim por Furkan Cetin e Nina Raasch, a campanha apresenta uma série de retratos e vídeos íntimos que destacam diferentes narrativas pessoais, encabeçadas por um elenco criativo: o rapper Apsilon, os modelos Tijen Ekici, Kisha Hahn e Simo Baakoun, o artista performático Azama Bashir e o escritor e criativo Arinc Cemal.

“HUGO x Les Benjamins é uma exploração vibrante de interseções culturais, onde a rica herança das ruas de Istambul se encontra com o estilo auto-expressivo da HUGO”, diz Marco Falcioni, SVP de Direção Criativa da HUGO BOSS. “Essa colaboração é mais do que apenas uma fusão de estéticas; é um diálogo entre tradições, uma mistura de histórias e uma declaração ousada sobre o poder da moda para unir mundos e inspirar indivíduos em todo o mundo. Abraçando o ponto de vista único da Les Benjamins e o DNA de design inovador da HUGO, criamos uma coleção que celebra o espírito de descoberta, a alegria da expressão criativa e a jornada compartilhada da interculturalidade.”

“Esta colaboração com a HUGO é uma homenagem aos meus avós Gastarbeiter, cuja viagem da Turquia para a Alemanha na década de 1960 moldou minha identidade e cuja coragem formou quem eu sou hoje. Estar em paz com minha identidade de turco-alemão orgulhoso, sem ter que escolher um lado, é incrivelmente gratificante, e espero que esta cápsula inspire outras pessoas a abraçar sua dualidade e ser fiel a si mesmas”, diz Bünyamin Aydin, fundador da Les Benjamins. “Gostei muito de colaborar com a HUGO e ter a plataforma para expressar minha história inexplorada como o primeiro designer de moda turco-alemão. Isso abrirá muitas portas.”

Para comemorar a cápsula, a HUGO e a Les Benjamins organizaram um evento em 10 de julho no Voo Space, em Berlim. Apsilon, um rapper alemão de ascendência turca, que também aparece na campanha HUGO x Les Benjamins, se apresentou ao vivo para um público selecionado que incluía a imprensa, influenciadores e talentos criativos de Berlim na interseção de estilo, música e cultura.

Sobre a HUGO e a HUGO BOSS:  

A HUGO, a mais nova das duas marcas HUGO BOSS, oferece uma plataforma para a autoexpressão e uma maneira autêntica de se vestir. Globalmente engajada e culturalmente fluente, a marca cria roupas com individualidade e atitude para aqueles que ousam romper com as convenções; aqueles que definem tendências em vez de segui-las. Além disso, as fragrâncias, relógios, óculos e roupas infantis licenciados pela HUGO capturam um espírito jovem. A HUGO BOSS é uma das principais empresas posicionadas no segmento premium do mercado global de vestuário. O grupo oferece coleções em 131 países em cerca de 7.800 pontos de venda e on-line em 73 países por meio do site hugoboss.com. Com aproximadamente 19.000 funcionários em todo o mundo, a empresa, com sede em Metzingen (Alemanha), registrou vendas de 4,2 bilhões de euros no ano fiscal de 2023. 

Sobre LES BENJAMINS:

Les Benjamins é a principal voz da cultura jovem oriental. Unificando a cultura de rua do Ocidente com o underground pouco documentado do Oriente, Les Benjamins serve como catalisador para a narração de histórias culturais por meio do prisma do design. Fundada por Bunyamin Aydin em 2011, em Istambul, a marca construiu uma lista influente de colaboradores e apoiadores que variam de Travis Scott a Daniel Arsham, Nike e Apple. Centrada na amplificação e na plataforma das vozes da cultura jovem oriental, a comunidade da Les Benjamins continua a servir como uma potente força motriz para a marca, que agora é uma das maiores do e vendida em mais de 60 varejistas líderes globais em 20 países.

Compartilhar matéria no
Hugo x Les Benjamins: uma jornada entre culturas com coleção que explora a interculturalidade
HUGOxLES_BENJAMINS_by_Nina-Raasch