Estudo recente descobriu que alimentos tratados como saudáveis podem carregar um índice relativamente alto de gorduras trans e açúcares
Alguns alimentos e bebidas que parecem saudáveis podem conter açúcares escondidos e gorduras insaturadas, que podem levar você a consumir mais do que o recomendado sem perceber. Segundo um novo estudo, isso pode ser um problema.
As “Diretrizes Dietéticas 2020-2025” estabelecidas para cidadãos dos EUA recomendam que as gorduras saturadas e os açúcares adicionados não ultrapassem 10% das calorias diárias. Gorduras saturadas podem causar problemas como aterosclerose, e o excesso de açúcar está ligado a obesidade, diabetes e doenças cardíacas.
Normalmente, sabemos que devemos evitar alimentos como carnes gordurosas e bebidas adoçadas com açúcar. No entanto, um estudo da Ohio State University identificou fontes menos óbvias de gordura saturada e açúcar escondido que também devem ser monitoradas.
Por exemplo, o peito de frango, embora seja uma opção com menos gordura saturada, ainda contribui um pouco para o seu consumo total. O estudo analisou dados de 36.378 adultos americanos para identificar as principais fontes desses nutrientes.
Os pesquisadores encontraram que a gordura saturada representa pelo menos 12% das calorias diárias, e o açúcar adicionado varia de 14% a 16%.
Alimentos com gordura e açúcar, dos óbvios aos “escondidos”
- O estudo concluiu que as principais fontes de gordura saturada incluem queijo, pizza, sorvete, omeletes e burritos.
- Outras fontes menos óbvias que apresentam gordura saturada são leite integral e com baixo teor de gordura, frios, natas e alguns molhos e óleos vegetais.
- Quanto aos açúcares adicionados, as principais fontes são refrigerantes, chá, sucos de frutas, bolos e tortas.
- Já os alimentos com açúcar “escondido” são pães, creme de leite, molhos para salada e barras de cereal.
O estudo não sugere que as pessoas comecem restringir ainda mais suas dietas, mas sim que estejam mais conscientes sobre os alimentos que costumam ser considerados saudáveis e como eles podem contribuir para o consumo de gorduras e açúcares.
Por Leandro Costa Criscuolo / Fonte: Olhar Digital