Clara Chappaz assume cargo inédito para impulsionar a França como potência global em inteligência artificial

Clara Chappaz, primeira ministra de IA do mundo
Clara Chappaz, primeira ministra de IA do mundo. Imagem: Divulgação/LinkedIn

Em uma jogada que mescla tecnologia e política, a França nomeou a primeira “Ministra de IA” (Inteligência Artificial) do mundo. Clara Chappaz, de 35 anos, assume o cargo de Secretária de Estado para IA e Digitalização, em meio a uma significativa reestruturação do governo francês. A nomeação ocorre em um momento crucial, com a França determinada a se posicionar como líder global em tecnologia.

O movimento estratégico segue a linha do presidente Emmanuel Macron de transformar Paris na “cidade da IA”, reforçando o compromisso do país com a inovação tecnológica. Algo que pôde ser observado durante as cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos Olímpicos de Paris, por exemplo.

Quem é a nova Ministra de IA da França?

Antes de sua nomeação, Chappaz liderava a La French Tech, uma iniciativa governamental focada em startups. Sua experiência no setor privado inclui passagens por empresas de tecnologia e moda, como a Vestiaire Collective, em que atuou como diretora de negócios. Formada pela prestigiosa Harvard Business School, Chappaz traz uma mistura única de conhecimento acadêmico e experiência prática para o cargo.

Um dos destaques de sua gestão na La French Tech foi a implementação de um pacto de paridade de gênero, já adotado por mais de 700 startups. Esta iniciativa estabelece uma cota mínima de 20% de mulheres em conselhos administrativos até 2025, além de exigir treinamento em diversidade e combate à discriminação para todos os gestores.

O novo cargo de Chappaz está estrategicamente posicionado sob o Ministério do Ensino Superior e Pesquisa, uma mudança em relação à estrutura anterior, que o vinculava ao Ministério da Economia e Finanças. Esta realocação sugere uma ênfase maior em pesquisa e desenvolvimento no campo da IA.

Em meio à política conturbada na Europa, presidente da França, Emmanuel Macron, nomeia primeira Ministra de IA. Imagem: Divulgação

É uma imensa honra ser nomeada para esse cargo. Agradeço ao Presidente da República, Emmanuel Macron, e ao Primeiro-ministro, Michel Barnier, pela confiança. Após três anos dirigindo a La French Tech no Ministério da Economia, das Finanças e da Soberania Industrial e Digital, estou encantada em continuar meu compromisso a serviço da ação pública nestes temas importantes, que são o digital e a inteligência artificial. Também me alegro em reencontrar no coletivo governamental os ministros Jean-Noël Barrot e Marina Ferrari, com quem tive grande prazer em trabalhar nos últimos anos.

A nomeação acontece em um contexto de intensa atividade no setor de IA na França. Desde o lançamento do ChatGPT pela OpenAI em 2022, o país tem fomentado o desenvolvimento de suas próprias alternativas em IA generativa, como as empresas Mistral AI e H. Além disso, a França se prepara para sediar a Cúpula Internacional de IA em fevereiro, consolidando sua posição no cenário global da tecnologia.

O compromisso do governo francês com a IA é ainda mais evidenciado por sua estratégia nacional, que prevê um investimento de 500 milhões de euros na criação de clusters de IA até 2030. Esta iniciativa ambiciosa visa não apenas impulsionar o desenvolvimento tecnológico, mas também fortalecer a posição econômica e estratégica da França no cenário internacional.

Desde o lançamento do ChatGPT pela OpenAI em 2022, França tem fomentado o desenvolvimento de suas próprias alternativas em IA generativa. (Imagem: TY Lim / Shutterstock)

A nomeação de Chappaz marca um novo capítulo na política tecnológica francesa, sinalizando uma abordagem mais integrada e focada no futuro. Com sua experiência diversificada e compromisso com a inovação e igualdade, ela enfrenta o desafio de navegar a França através das complexidades da revolução da IA.

Por Thiago Morais
Fonte: Olhar Digital

Compartilhar matéria no
França nomeia primeira “Ministra de IA” do mundo