De acordo com um suposto relatório de inteligência dos EUA recentemente vazado e discutido em vários círculos de notícias e redes sociais, Israel estaria se preparando para um ataque em grande escala contra o Irã. Este movimento reflete uma escalada nas tensões entre os dois países, que têm uma longa história de confrontos indiretos e ameaças mútuas, especialmente no contexto do programa nuclear iraniano e a influência iraniana na região.
A intensificação das operações militares israelenses começou a ser notada em torno do dia 8 de outubro, com relatos de exercícios que incluíam a manipulação de sistemas de defesa contra mísseis balísticos, como os codinome “Golden Horizon” e “ROCKS”. Estes exercícios sugerem uma preparação para lidar com possíveis retaliações iranianas, que poderiam incluir o lançamento de mísseis balísticos.
Um exercício militar significativo ocorreu em 15 de outubro, onde foram observados movimentos de reabastecimento aéreo e operações de busca e resgate. Esses exercícios não são apenas treinamento rotineiro; eles sinalizam uma possível mobilização para um ataque de longa distância, como seria o caso de uma ofensiva contra o Irã.
Fonte: Middle East Spectator