Avatares vão falar sobre questões focadas em público jovem; profissionais da área protestam contra “precedente perigoso”

Avatar criado por IA (Imagem: OFF Radio Krakow/ Reprodução)

A emissora pública OFF Radio Krakow, na Polônia, apresentou nesta semana a nova equipe de apresentadores gerados por inteligência artificial, semanas depois de demitir jornalistas. De acordo com a empresa, esse é o “primeiro experimento no país em que jornalistas… são personagens virtuais criados por IA”.

“A inteligência artificial é mais uma oportunidade ou uma ameaça à mídia, ao rádio e ao jornalismo? Buscaremos respostas para essa pergunta”, escreveu o chefe da estação, Marcin Pulit, em uma declaração.

Ele acrescentou que as demissões não foram ocasionadas pela chegada da nova tecnologia, mas sim porque a audiência “estava próxima de zero”.

Os três avatares vão falar sobre questões culturais, artísticas e sociais, incluindo temas LGBTQ+, e buscam atingir ouvintes mais jovens, de acordo com o comunicado.

Apresentadora gerada por IA pela emissora (Imagem: OFF Radio Krakow/Reprodução)

Na terça-feira, a estação transmitiu uma “entrevista” conduzida por um avatar com uma voz que fingia ser Wisława Szymborska, uma poetisa polonesa e ganhadora do Prêmio Nobel de Literatura que morreu em 2012.

O presidente da Fundação Wisława Szymborska, Michał Rusinek, que preserva o legado da artista, disse que autorizou o uso da voz alegando que a poeta tinha senso de humor e que teria gostado, segundo a agência EuroNews.

Decisão gerou protestos

Mais de 15 mil profissionais da área assinaram uma petição contra a substituição de funcionários por inteligência artificial. O manifesto foi organizado por um dos jornalistas desligados, Mateusz Demski, que trabalhou na emissora durante a cobertura da guerra na Ucrânia.

“É um precedente perigoso que atinge a todos nós, para um mundo em que funcionários experientes e pessoas empregadas em indústrias criativas serão substituídos por máquinas”, escreveu em uma carta aberta.

O vice primeiro-ministro da Polônia e ministro dos Assuntos Digitais, Krzysztof Gawkowski, disse que a mudança é chocante, especialmente por se tratar de uma estação pública financiada pelos contribuintes.

O político disse ter lido a petição e defendeu uma legislação para regulamentar o uso de IA no país. “Embora eu seja um fã do desenvolvimento de IA, acredito que certos limites estão sendo ultrapassados ​​cada vez mais”, escreveu ele no X. “O uso generalizado da IA ​​deve ser feito para as pessoas, não contra elas!” 

Avatares têm “especialização”

Avatar especializado em abordar assuntos LGBTQ+ (Imagem: OFF Radio Krakow/Reprodução)

Cada avatar ganhou um nome, uma foto e uma área de atuação. As informações estão no site da própria emissora e foram sinalizadas como sendo produto de um “experimento” com IA.

Jakub “Kuba” Zieliński tem 22 anos e, segundo a estação, “é o nosso cara de tecnologia e música que acompanha com muita paixão novidades na área de produção sonora e novas soluções tecnológicas”.

Já Emília “Emi” Nowak, de 20 anos, é jornalista. “Emi é nossa especialista em cultura pop. Ela segue com paixão as últimas tendências do mundo do cinema, da música e da moda. Ele adora cinema independente”.

Por último, Alex Szulc, de 23 anos, é formado em Psicologia e uma “pessoa cheia de envolvimento social”, segundo a descrição.

Fonte Olhar Digital Por Bruna Barone

Compartilhar matéria no
Rádio polonesa demite jornalistas e lança apresentadores de IA