A Avride atualizou o modelo de seis para quatro rodas, o que deve melhorar eficiência e manobras
A empresa de robótica Avride já havia lançado um robô de seis rodas para realizar entregas do serviço Uber Eats nos Estados Unidos. A companhia resolveu avançar ainda mais nesse sentido e atualizou a frota para versões de quatro rodas, que prometem mais eficiência e tempo de duração – e um rostinho mais amigável.
A Avride também fechou acordo com a Uber para ampliar a atuação das entregas para mais cidades.
Robô de entrega ficou ainda melhor
O robô de seis rodas foi substituído por uma versão de quatro rodas. A perda, no entanto, não é nada negativa. Segundo a Avride, a atualização torna o modelo mais eficiente em termos de energia.
A versão de seis rodas era simples de construir e podia caminhar em praticamente qualquer superfície, mas também criava atrito, o que exigia muita energia do robô. E mais tempo carregando é menos tempo fazendo entregas. Já os designs de quatro rodas são mais eficientes energeticamente, permitindo que a frota rode nas ruas por mais tempo antes de precisar recarregar.
Outras atualizações da Avride incluíram mais manobrabilidade e precisão no chassi do robô, e uma área de carga modular que permite que os operadores escolham o compartimento de acordo com o tamanho da carga.
A empresa também prevê mais interação com os clientes, graças a um painel de LED frontal que exibe olhos amigáveis. Com isso, a companhia também espera reduzir as chances dos robôs serem vandalizados nas ruas.
Como funciona o robô de entrega
- De acordo com o The Verge, as quatro rodas são montadas em braços móveis e presas a um eixo giratório
- Isso permite que elas rodem para dentro e para fora com menos atritos nas curvas;
- As rodas não têm eixos dianteiros e traseiros, o que permite uma rotação de 180 graus, melhorando a capacidade de navegar em diferentes terrenos e direções;
- O robô de entrega também pode dar ré.
Onde o serviço estará disponível
Atualmente, a Avride já tem planos para uma frota de entrega em Austin, capital do Texas, nos Estados Unidos, e na Coreia do Sul. Em ambos casos, os robôs entregarão pedidos do Uber Eats. A porta-voz da empresa, Yulia Shveyko, revelou que espera que ao menos cem deles sejam implantados até janeiro de 2025.
Também há planos de expansão dos serviços. A Avride fechou uma parceria com a Uber para operar em Jersey City e Dallas.
Fonte Olhar Digital Por Vitoria Lopes Gomez, editado por Gabriel Sérvio