• Post category:Agro

O Brasil conseguiu abrir mercados para produtos do agronegócio em 23 países de janeiro de 2019 até março deste ano, fortalecendo a diversificação das exportações do setor, além de ampliar a atuação em países onde já tem participação. A informação está em levantamento da Frente Parlamentar Agropecuária (FPA), com base em informações das missões oficiais do Ministério da Agricultura (Mapa).

“Nestas visitas, foi possível ampliar fronteiras comerciais, fazer novas conquistas de comércio e se está colhendo frutos importantes para a fortalecimento do agronegócio nacional”, afirma o presidente da FPA, deputado Alceu Moreira (MDB-RS), em nota.

No comunicado, a FPA destaca as expectativas positivas para exportações de produtos como carne de frango e carne bovina. No caso do produto bovino, destaca a abertura da Indonésia, com 10 plantas habilitadas e a expectativa de embarques de pelo menos 25 mil toneladas. Foram fechadas também parcerias com o Kuwait e a nova permissão de entrada do produto in natura nos Estados Unidos, lembra a entidade.

“A exportação de bovinos vivos também foi expandida, com abertura para Malásia, Cazaquistão, Equador e Zâmbia (que agora também passa a receber material genético bovino brasileiro)”, acrescenta o comunicado.

Nas carnes suína e de frango, espera-se um aumento de 7% a 8% nas vendas nos próximos anos, em função de negócios com a Índia. A FPA destaca também novas habilitações de plantas industriais em Cingapura. Nos pescados, a abertura dos mercados do Marrocos e Coreia do Sul leva a uma estimativa de aumento de 18% nas exportações.

Ainda de acordo com o levantamento, o fortalecimento da parceria com o México beneficiou as exportações de arroz do Brasil. O país importa 950 mil toneladas do cereal por ano, segundo a FPA. Já o Japão abriu o mercado para produtos lácteos voltados para alimentação animal.

Mercosul

No âmbito do Mercosul, a Frente informa que Brasil e Argentina assinaram um cronograma para eliminação de barreiras técnicas, sanitárias e fitossanitárias até o final deste ano. Na visão do colegiado, a expectativa é de que não haja mais obstáculos no comércio bilateral de produtos do agronegócio.

Compartilhar matéria no
Brasil abriu mercados para produtos  do agro em 23 países desde 2019
  • Post category:Agro

O Brasil conseguiu abrir mercados para produtos do agronegócio em 23 países de janeiro de 2019 até março deste ano, fortalecendo a diversificação das exportações do setor, além de ampliar a atuação em países onde já tem participação. A informação está em levantamento da Frente Parlamentar Agropecuária (FPA), com base em informações das missões oficiais do Ministério da Agricultura (Mapa).

“Nestas visitas, foi possível ampliar fronteiras comerciais, fazer novas conquistas de comércio e se está colhendo frutos importantes para a fortalecimento do agronegócio nacional”, afirma o presidente da FPA, deputado Alceu Moreira (MDB-RS), em nota.

No comunicado, a FPA destaca as expectativas positivas para exportações de produtos como carne de frango e carne bovina. No caso do produto bovino, destaca a abertura da Indonésia, com 10 plantas habilitadas e a expectativa de embarques de pelo menos 25 mil toneladas. Foram fechadas também parcerias com o Kuwait e a nova permissão de entrada do produto in natura nos Estados Unidos, lembra a entidade.

“A exportação de bovinos vivos também foi expandida, com abertura para Malásia, Cazaquistão, Equador e Zâmbia (que agora também passa a receber material genético bovino brasileiro)”, acrescenta o comunicado.

Nas carnes suína e de frango, espera-se um aumento de 7% a 8% nas vendas nos próximos anos, em função de negócios com a Índia. A FPA destaca também novas habilitações de plantas industriais em Cingapura. Nos pescados, a abertura dos mercados do Marrocos e Coreia do Sul leva a uma estimativa de aumento de 18% nas exportações.

Ainda de acordo com o levantamento, o fortalecimento da parceria com o México beneficiou as exportações de arroz do Brasil. O país importa 950 mil toneladas do cereal por ano, segundo a FPA. Já o Japão abriu o mercado para produtos lácteos voltados para alimentação animal.

Mercosul

No âmbito do Mercosul, a Frente informa que Brasil e Argentina assinaram um cronograma para eliminação de barreiras técnicas, sanitárias e fitossanitárias até o final deste ano. Na visão do colegiado, a expectativa é de que não haja mais obstáculos no comércio bilateral de produtos do agronegócio.

Compartilhar matéria no
Brasil abriu mercados para produtos  do agro em 23 países desde 2019