Cientistas da Universidade Estadual do Novo México, nos Estados Unidos, desenvolveram um aplicativo para analisar a densidade do solo a partir da câmera de um celular comum e uma pequena plataforma giratória.
Com o volume e o peso das amostras, eles conseguiram inclusive comparar os estoques de nutrientes e carbono do solo para substituir métodos caros e demorados que exigem lasers ou líquidos para medição.
“A nova abordagem pode permitir que cientistas e até produtores de todo o mundo acelerem seu trabalho com ferramentas que já possuem ou podem adquirir facilmente”, diz Colby Brungard, um dos pesquisadores.
Medir a densidade do solo é simples em princípio, mas difícil no mundo real. Para determinar a densidade, os cientistas precisam do peso de um aglomerado de solo e também o volume.
Determinar o peso requer apenas uma balança. Mas determinar o volume de aglomerados de solo é tradicionalmente uma tarefa muito mais difícil. Com esses desafios em mente, Brungard estava procurando um método melhor.